É um imenso prazer escrever para a Revista Reparação Automotiva!
Agradeço a todos pela oportunidade de compartilhar conhecimento adquirido ao longo desta minha trajetória na área automotiva.
Sou reparador automotivo há mais de 20 anos e administro, juntamente com colaboradores, uma oficina mecânica familiar, a Capalonga Amortecedores, na cidade de Lajeado no Rio Grande do Sul.
Venho de uma família de reparadores que atuam na área da reparação automotiva há mais de 60 anos.
Hoje ministro treinamentos e cursos focados em suspensão, freios, geometria, balanceamento e gestão de oficina mecânica.
O assunto que escolhi nesta participação diz respeito a um problema muito comum que ocorre em autos centers, centros de reparação e oficinas mecânicas, na maioria das vezes gerando dor de cabeça para reparadores e stress com o cliente.
Cambagem!
Problema que ocasiona desgaste em pneus, principalmente na parte interna, muitas vezes deixando-os com a trama de arrame aparente.
Vale lembrar que, se este problema não for resolvido e o cliente for trocar os pneus e houver um desgaste prematuro, ele poderá voltar para reclamar e em alguns casos exigindo que você pague pneus novos para colocar no veículo.
E aí, o que fazer?
Cambagem negativa ou positiva, é quando um ou mais pneus rodam sem que haja um perfeito casamento com o solo ou pista de rodagem.
Com isso, haverá o desgaste prematuro ou desparelho dos pneus.
Como corrigir este problema?
Substituição de amortecedores e coxins que poderão estar com folga. Alguns reparadores desgastam os alojamentos dos parafusos de fixação na parte inferior dos amortecedores (não sou a favor). Existem parafusos próprios para correção da cambagem ou até quem faça o uso do ciborgue ou desempenador (sou totalmente contra), ferramenta que pode danificar amortecedor e rolamento de roda.
Alguns reparadores passam desapercebidos por esta situação na maioria das vezes por acharem não ter tanta importância. Então fique ligado!
Agora vou relatar para vocês onde está um dos principais problemas de cambagem, a verdadeira ferida, e o que ocasiona folgas em coxin e haste do amortecedor.
Vai aí a dica:
Um dos principais problemas relacionados a cambagem de veículos está no desgaste de buchas de bandeja e pivôs com folga.
Troca-se amortecedores e coxins e não é realizada uma avalição técnica e criteriosa nesses componentes.
Em alguns casos, andando com o veículo, você sente uma certa insegurança com sintomas de deslize, principalmente em pista de asfalto.
É um dos indícios que esses componentes poderão estar com desgaste.
O que eu aconselho é que buchas de bandeja e pivôs sejam avaliados individualmente e sem estarem fixados no veículo, de uma forma mais minuciosa, assim você poderá descobrir um dos principais problemas de cambagem nos veículos, realizando assim um serviço técnico e profissional.
Sucesso para todos colegas, muita saúde e estamos juntos!
A dica é boa e pertinente, porém na maioria dos casos as buchas estão boas, coxim estão bons e mesmo assim tem cambagem fora da tolerância. Ai sim que está o problema … como ser assertivo e quais ferramentas obter para ter uma maior precisão ?