Conheça as condições de reparabilidade do Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid com motor a combustão e elétrico
Os modelos híbridos, com dois motores, um a combustão interna e outro elétrico, ganham espaço no mercado. Este tipo de automóvel é uma solução para diminuir a quantidade de poluentes, pois em condições de trânsito lento, quando as emissões se concentram, o motor elétrico é que movimenta o veículo. A partir deste ano, a Volvo Car Brasil, passou a comercializar no país só veículos eletrificados. Entre eles está o SUV compacto XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: IBR Editora
Este modelo traz o conjunto denominado T5 Twin Engine FWD. Ele é composto por um motor elétrico, com 82 cv e outro a combustão 1.5L turbo, 3 cilindros movido a gasolina, a qual entrega 180 cv de potência. Estes motores combinados oferecem 262 cv e 43,3 kgfm de torque. Segundo a Volvo Car o SUV acelera de 0 a 100km/h em 7,3s.
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Quanto Custa o Volvo XC40 híbrido?
O SUV da Volvo custa a partir de R$ 259.950, a montadora implementou um novo motor híbrido T5 no Volvo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design. Inédito no Brasil, o moderno câmbio automático power train tem sete velocidades de dupla embreagem e garante um equilíbrio perfeito para quem gosta de dirigir, unindo performance e conforto ao mesmo tempo.
Qual a autonomia do Volvo XC40 híbrido?
O motor elétrico é movimentado por baterias de íons Lítio com 10.7 kWh. Só no modo elétrico ele pode rodar cerca de 47 km ao acionar o modo Pure, ou seja, sem emitir poluentes.
Condições de reparabilidade Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid
Para identificar quais são as diferenças e semelhanças ao realizar as revisões, manutenções e reparos, entre um veículo convencional e um hibrido, a reportagem da Revista Reparação Automotiva levou o modelo cedido pela Volvo Car até a APTTA Brasil- Associação de Profissionais Técnicos em Transmissão Automática), localizada em São Caetano do Sul (SP). A escola é dirigida por Carlos Napoletano Neto, que também é consultor da publicação.
Sobre o sistema de propulsão misto, o profissional com experiência de 42 anos no reparo de automóveis explica que: “Para realizar revisões, diagnósticos, substituição de peças, nos sistemas de propulsão elétrica, o reparador independente precisa fazer cursos, treinamentos e conhecer este tipo de tecnologia. Antes de qualquer ação, deve-se desenergizar o veículo. No caso do XC40 a chave geral está localizada no compartimento traseiro, do lado do passageiro, para saber onde é colocado este comando é preciso consultar o manual de reparabilidade. Também é importante identificar por onde passa a energia elétrica. Todos os cabos da cor laranja são os condutores da alta tensão. É necessário ferramental específico, isolado. Também utilizar os equipamentos de segurança individuais, como por exemplo, as duas luvas, uma de couro e outra isolante de classe zero, que suporta até 1.000 V, pois a corrente elétrica gerada é alta e ainda, os óculos de proteção” comenta.
Como um veículo hibrido reúne dois tipos de motores, o de combustão interna necessita das revisões e trocas de componentes, porém, há outros itens a serem verificados. “Ao levantar o capô, chama a atenção os dois reservatórios do liquido de arrefecimento. Um para o motor a combustão e o outro para o sistema eletrificado. O liquido circula movimentado por bomba elétrica. Apesar dos dois reservatórios, o liquido tem a mesma especificação, assim muita atenção ao substituí-lo” alerta Napoletano.
Como funciona o Volvo XC40 Hybrid?
O motor turbo utiliza sistema de injeção direta de combustível e as velas com bobinas individuais. “As bobinas das velas são de fácil acesso, assim como a bomba de alta, o filtro de ar, reservatório do fluido de freio, todos de fácil acesso e sem necessidade de ferramentas especiais, são as comuns utilizadas em uma oficina”, avalia o diretor da APTTA Brasil.
O Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid tem câmbio de dupla embreagem automático com 7 marchas. “Diferente de outras fabricantes que indicam não substituir o óleo da transmissão automática, a Volvo recomenda a troca a cada 60.000 km. Ela tem uma bomba elétrica. O módulo da transmissão está localizado na parte debaixo, assim, o motorista deve tomar cuidado ao passar por áreas alagadas para não prejudicá-lo”, avalia o especialista em câmbio automático.
Para acessar o filtro de óleo é necessário levantar o veículo. “O filtro é de fácil acesso é do tipo ecológico, troca-se só o elemento filtrante. Outro componente que também é de fácil acesso após levantar o veículo é a bomba elétrica para arrefecimento do sistema hibrido. No que diz respeito ao ferramental para troca de componentes do motor a combustão, o reparador independente não terá que investir em itens específicos”, fala ele.
Sistemas de suspensões e freios doVolvo XC40 híbrido
O sistema de suspensão dianteira do Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid é independente McPherson e na traseira independente multibraço. Os discos dos freios são ventilados na dianteira e sólidos na traseira. “Ao realizar reparos e substituições de itens, nas suspensões e freios, o reparador não precisa se preocupar com a corrente de alta tensão do motor elétrico, pois não há contato. As bandejas, pivôs, discos pastilhas, molas e amortecedores são convencionais, mas há sensores como o de estabilidade da carroceria, sensores do ABS, estes são itens que precisam ser verificados e ter cuidado ao desinstalar e instalar. Na parte traseira a suspensão independente também não oferece dificuldades, ou exige ferramentas especiais. É necessário verificar o alinhamento durante as revisões”, diz Napoletano.
O conjunto de baterias pode ser carregado pelo motor a combustão, através da regeneração durante a frenagem e também nos carregadores públicos ou tomada residencial. Para realizar a carga na tomada caseira ela precisa ser 220V e ter aterramento. O tempo necessário para carregar totalmente em uma tomada comum é de 8 horas. Já em uma estação de carga rápida a média é de 50 minutos.
O Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid tem preço sugerido de R$264.950. Ele é um dos modelos que integra a estratégia global da marca sueca para diminuir a quantidade de gases poluentes deixados na atmosfera. “É um carro bem construído, muito robusto, com acabamento de excelente qualidade. A engenharia se preocupou com as condições de reparabilidade, inclusive no ferramental. Para o reparador independente atender este tipo de veículo, ele precisa se atualizar, atualizar o equipamento de diagnóstico e ter cuidado com as recomendações de segurança”, completa Carlos Napoletano Neto, diretor da APTTA Brasil.
Ficha técnica Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid
- Perfil Técnico
- Motor: T5 Drive-E
- Tipo: 3 cilindros em linha e motor elétrico
- Cilindrada: 1.477cm³
- Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão
- Potência motor a combustão: 180 cv a 5.800 rpm (G)
- Potência motor elétrico: 82 cv
- Potência combinada: 262cv
- Torque motor a combustão: 27 kgfm
- Torque motor elétrico: 16,3 kgfm
- Torque combinado: 43,3 kgfm a 1.500 – 3.000 rpm
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Automático, dupla embreagem 7 marchas
- Direção: Assistência elétrica progressiva
- Suspensões
- Dianteira: Independente McPherson
- Traseira: Independente, multibraço
- Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco sólido
- Rodas: Liga leve 21”
- Pneus: 245/40 R21
- Dimensões/Capacidades
- Comprimento: 4.425 mm
- Distância entre-eixos: 2.702 mm
- Largura: 1.863 mm
- Altura: 1.652 mm
- Porta-malas: 460 litros
- Tanque de combustível: 48 litros
Colaborou: Volvo Car Brasil
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