A Rede tem o compromisso com o cliente de ajudá-lo a economizar, por isso a sua premissa é: medir e testar antes de trocar
A DPaschoal abriu suas portas em 1949, em Campinas (SP), com uma proposta inovadora no setor automotivo, virou referência na cidade em curto espaço de tempo pelo seu atendimento cordial e limpeza de suas oficinas e, para manter a excelência em serviços e qualificação da mão de obra, desde 1977, passou a capacitar os próprios técnicos por meio de um centro de tecnologia, treinamento e inovação, o CTTi. Para falar um pouco mais da história vencedora da Rede e dos planos para o futuro, entrevistamos Victor Dante, gerente de Marketing da DPaschoal.
Reparação Automotiva – Em primeiro lugar, conte sobre a história da Rede DPaschoal, quando foi fundada, quais foram os principais desafios e oportunidades ao longo do caminho.
Victor Dante – A DPaschoal abriu suas portas em 1949, em Campinas (SP), com uma proposta inovadora no setor automotivo. A Casa de Pneus, como era chamada na época, virou referência na cidade em curto espaço de tempo pelo seu atendimento cordial e a limpeza de suas oficinas. Ao longo dos anos, a DPaschoal ampliou sua área de atuação, se tornando destino de manutenção completa de veículos de passeio, veículos pesados da cidade, do campo ou industriais, como caminhões, ônibus e tratores. Para manter a excelência em serviços e qualificação da mão de obra, desde 1977, a DPaschoal passou a capacitar os próprios técnicos por meio de um centro de tecnologia, treinamento e inovação, o CTTi. Na década de 80, a DPaschoal criou a Recaltec, hoje RecMaxx DPaschoal, uma indústria de recapagem com 10 unidades pelo Brasil. Ainda nessa década, com quase 100 lojas, a DPaschoal estreitou o relacionamento com o consumidor, oferecendo cursos de mecânica básica para ampliar o conhecimento e autonomia no cuidado com o carro e o SAFF – Serviço de atendimento e formação às frotas – onde consultores dão dicas e treinamentos aos motoristas e donos de frota para otimizar o consumo de recursos. A DPaschoal inaugurou em 2017 sua Smart Store, em São Paulo (SP), e seu Smart Truck, em Ribeirão Preto (SP). Lojas conceito baseadas em anos de pesquisa com o cliente e desenvolvimento de novas tecnologias, pensadas não somente na jornada de compra, mas também na experiência de vida de motoristas, passageiros e no meio ambiente. Servindo sempre com simplicidade, técnica, paixão e ética, a DPaschoal criou o SER (Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade) envolvendo clientes, colaboradores, parceiros, acionistas com boas práticas no negócio, na sociedade e no meio ambiente. Atualmente conta com mais de 141 lojas e 22 truck centers estrategicamente localizados em 8 estados.
RA – Fale a respeito dos diferenciais da Rede, de quais serviços oferece aos clientes e do aplicativo AutoCard lançado recentemente.
VD – A DPaschoal tem como missão atender bem seus clientes com produtos e serviços automotivos de qualidade. Nosso compromisso com o cliente é ajudá-lo a economizar, por isso nossa premissa é: Medir e testar antes de trocar. Isso é traduzido e tangibilizado em nossas lojas por meio da Revisão de Segurança, que utiliza diversas ferramentas, algumas exclusivas, para avaliar mais de 40 itens de segurança do seu veículo, gratuitamente, em apenas 30 minutos. Assim identificamos o que o cliente não precisa trocar naquele momento, podendo utilizar a peça até o final de sua vida útil, sem comprometer a sua segurança. Mas, se estiver na hora de trocar, o ECO Control garante que os itens substituídos serão descartados de maneira ecologicamente correta e o cliente pode acompanhar tudo pelo seu smartphone.
O acompanhamento remoto da execução dos serviços é outro diferencial da DPaschoal. O cliente é informado sobre o andamento e conclusão dos serviços, com isso ele pode planejar melhor o seu dia, enquanto realiza a manutenção do carro, voltando para buscá-lo apenas quando receber a comunicação pelo celular. Já em relação aos serviços, os técnicos têm no mínimo 80 horas de capacitação antes de começarem a executá-los nas lojas, além de uma atualização constante com treinamentos presenciais ou a distância promovidos pelos instrutores do CTTi e Universidade DPaschoal. Na DPaschoal, o alinhamento do sistema de rodagem é total. Ele recebe este nome, pois por um único valor os eixos traseiros e dianteiros são alinhados, com cambagem e cáster inclusos. Além disso, o serviço tem cobertura de 6 meses, portanto o cliente pode refazê-lo neste período, sempre que houver necessidade, sem custos adicionais. Pensando em otimizar o tempo dos clientes e proporcionar uma melhor experiência, a DPaschoal também oferece um sistema on line de hora marcada, onde ele consegue agendar o melhor dia e horário para ser atendido em qualquer uma das mais de 160 unidades. Todo cliente DPaschoal possui alguns benefícios, como: conserto de furo de pneus – caso o pneu do carro fure e o dano seja passível de conserto, é só passar em uma loja e realizar o reparo. É gratuito e válido para a vida toda; garantia total – durante 30 dias se o pneu de linha leve montado em nossas lojas, sofrer qualquer avaria acidental, como: corte, rasgo ou bolha, é só retornar em uma unidade DPaschoal que ele será substituído por um item novo imediatamente, sem cobrar nada a mais por isso. Para peças funciona da mesma maneira, porém o prazo é de 1 ano. Além disso, no mês de aniversário o cliente de veículos de passeio é presenteado com um serviço à sua escolha entre: uma cristalização de vidros, um alinhamento de farol e quatro balanceamentos de pneus. A DPaschoal possui linhas de crédito próprias, tanto para a linha leve, quanto para a linha pesada. O Autocred e o Transcred, respectivamente, oferecem condições de financiamento e taxa de juros diferenciadas e exclusivas. Com uma avaliação rápida e sem burocracia, o cliente pode escolher o valor e a data do vencimento das parcelas. Ainda para a linha pesada, a DPaschoal oferece mão de obra extremamente capacitada e qualificada, além de trabalhar com produtos dos melhores fornecedores deste segmento. Os pneus de veículos pesados e agrícolas têm garantia de fábrica, contra defeitos de fabricação, por 7 anos e só a DPaschoal oferece um ano adicional, sem custos extras. Se optar pela recapagem, a RecMaxx também oferece garantias para a banda e carcaça recapadas em suas unidades. Além disso, no mês de aniversário os clientes de linha pesada, recebem um voucher com um valor para desconto em recapagens.
As vantagens não param apenas nas lojas físicas. Os clientes que quiserem comprar pelo e-commerce podem fazer o pedido e o pagamento pelo site ou realizar o pagamento e retirada em uma de nossas lojas com frete grátis. Se ele optar por fazer tudo on line, quando chegar na loja faremos uma avaliação do item e, se não precisar trocar, o cliente pode cancelar a compra e o valor será devolvido na hora. Todos os diferenciais apresentados e as garantias de serviços são válidos nas mais de 160 unidades DPaschoal. Vantagens que só a maior rede de centros automotivos da América Latina pode oferecer. O aplicativo AutoCard surge para o mercado como uma nova forma de gerenciar as manutenções do veículo de passeio, seja ele um cliente DPaschoal ou não, pois é possível inserir as informações de manutenção manualmente ou integrar com o sistema da DPaschoal. Utilizando algoritmos próprios que consideram o real estado das peças e os hábitos de direção do cliente, a data da próxima revisão é calculada e sugerida, permitindo que o cliente planeje melhor as manutenções, para que seja na maioria das vezes preventiva e não corretiva. Além do histórico, a DPaschoal oferece ofertas e promoções especiais para os usuários do aplicativo, a possibilidade de agendamento de serviços nas lojas diretamente pela plataforma e acompanhamento das garantias vigentes.
RA – Com o surgimento a cada instante de novas tecnologias e novos modelos de carros, como as oficinas mantêm seus funcionários atualizados e capacitados? Vocês participam, oferecem e indicam treinamentos aos colaboradores?
VD – A DPaschoal pensa na capacitação dos seus colaboradores, não apenas nas suas competências técnicas, mas também comportamentais e analíticas. Para a aprimorar a técnica, a DPaschoal possui desde 1977 o CTTi – Centro de Tecnologia Treinamento e Inovação – onde ferramentas são desenvolvidas e homologadas, tendências e novas tecnologias são analisadas para atualização contínua na prestação de serviços automotivos. Já a Universidade DPaschoal, criada em 2006, prepara os colaboradores de maneira mais abrangente, com conteúdo atual, interativo e dinâmico para estimular o colaborador a manter-se sempre capacitado. Além disso, os técnicos são incentivados sempre a participarem dos treinamentos oferecidos pelo Maxxi Training, a divisão do grupo que estimula e promove o conhecimento no mercado Automotivo.
RA – Além disto, vocês participam de fóruns e grupos para mecânicos? Se sim, comente sobre a importância dessa troca de informações com outros parceiros de trabalho.
VD – A DPaschoal possui um blog onde divulga matérias do universo automotivo, trazendo informações técnicas e comportamentais para os consumidores, com temas que vão de destinos de viagem à escolha certa do pneu. O CTTi, possui um canal no Youtube com dicas técnicas para mecânicos, aplicadores e consumidores que gostam de fazer pequenas manutenções e atualizações deste universo. Em ambos os casos os canais oferecem a interação e a troca de informações entre a empresa e os consumidores gerando um feedback constante e apontando direcionamentos e oportunidades de melhorias. Ainda na área de educação e distribuição de conhecimento, o grupo DPaschoal possui o Maxxi Training que promove cursos em diversas cidades do Brasil com conteúdos técnicos e de gestão, relevantes para mecânicos, aplicadores e donos de centros automotivos. Neste caso o contato é direto com o mercado, que também fornece informações relevantes para o negócio.
RA – Os clientes têm procurado as oficinas para realizar mais manutenções preventivas ou corretivas?
VD – Este é um ponto muito importante. A manutenção corretiva é mais custosa, mas por outro lado a troca preventiva muito antes do tempo pode gerar um consumo desnecessário. Por isso, a DPaschoal tem investido em tecnologia para ser cada vez mais precisa na recomendação de troca por meio da plataforma AutoCard. Assim o cliente roda com segurança e economiza, pois faz a troca no momento correto.
RA – Vocês possuem alguma certificação de qualidade? Se sim, qual?
VD – O Sistema de Gestão que a DPaschoal adota em nossas unidades é todo baseado nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Algumas destas unidades inclusive são auditadas e certificadas com os critérios referentes a cada certificação.
RA – Fale sobre a importância de atender as legislações e se preocupar com o meio ambiente nas oficinas automotivas.
VD – A DPaschoal assumiu, como uma de suas mais importantes bandeiras, o compromisso de oferecer soluções inovadoras, responsáveis e sustentáveis aos seus clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, acionistas e à sociedade, atuando com simplicidade, honestidade, transparência e ética. Há mais de 10 anos, o Programa Economia Verde é uma iniciativa da DPaschoal que por meio de dicas, orientações, cursos e práticas nas lojas enfatiza a importância de trocar as peças na hora certa e o gerenciamento adequado de resíduos. As provas da eficiência dessa iniciativa são os prêmios conquistados ao longo dos anos: Consumidor Moderno, Prêmio Eco do Jornal Valor Econômico, Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade, Prêmio GreenBest, entre outros.
RA- Conte quais as ações que a oficina pratica em termos de reciclagem, destinação correta dos materiais, entre outras iniciativas.
VD – As lojas DPaschoal possuem uma área de reciclagem, seguindo todas as recomendações de segurança, onde os materiais são separados e preparados para a coleta da Mazola, uma empresa de reciclagem parceira, também certificada pela norma ISO 14001. Eles recolhem os pneus, óleos lubrificantes, baterias, componentes de suspensão e freios, contrapesos e outros materiais descartados em nossas lojas. Nos casos de pneus e baterias, quando o cliente opta por esse descarte, o material recebe uma etiqueta do Eco Control, nosso programa de rastreabilidade de resíduos. Por meio desse código o item é cadastrado em cada etapa do processo enviando um alerta para o cliente acompanhar até o destino final. A Mazola separa e beneficia todo o material em sua sede para dar a destinação correta a cada tipo de material, por exemplo: os pneus passam por um processo de trituração que resulta em um pó utilizado para produzir asfalto, sapatos, chinelos e tapetes ou servem de combustível para fornos de cimenteiras e as baterias voltam para os fabricantes que reutilizam o chumbo e a carcaça para a confecção de novos produtos.
RA – Na oficina, os consumidores buscam se informar acerca da destinação dos materiais, existe uma conscientização?
VD – Sim. Os consumidores estão sempre em busca de empresas responsáveis, por isso a DPaschoal engaja e comunica todas as suas ações para o cliente, antes, durante e após o seu atendimento. Tudo começa pela revisão de segurança, onde o cliente pode acompanhar, medir e testar junto ao nosso técnico para que ele veja efetivamente o que pode poupar para o seu bolso e para o planeta. A área de reciclagem das lojas é aberta, permitindo a visita do cliente e avaliação das peças trocadas, que receberão o destino ambientalmente correto, por meio do Eco Control. Recentemente fizemos uma campanha reforçando a Economia Verde em nossas lojas e convidando o cliente a preencher um placar com os itens não trocados após a revisão. Essa foi uma ação muito importante para o cliente se sentir parte do processo e ter a dimensão do que podemos fazer para o futuro das próximas gerações.
Número de Oficinas: 163 lojas próprias
Estados/cidades atendidos: 8 estados (ES, GO, MG, PR, RJ, RS, SP e SC)
Quantidade de colaboradores: 3.000
Site: www.dpaschoal.com.br / www.dpaschoaltruck.com.br
Mídias Sociais:
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