A Pierburg, divisão do Grupo Rheinmetall Automotive que também detém as marcas Kolbenschmidt (KS) e BF, destaca dicas importantes para a substituição da bomba de vácuo do motor.
Para oferecer alto desempenho, as bombas de vácuo requerem um fluxo volumétrico de óleo do motor de 30 a 60 litros por hora. As versões mais modernas são do tipo de palhetas giratórias. O desgaste prematuro desse componente pode ocorrer por conta de uso de óleo lubrificante vencido ou contaminado por meio de partículas de sujeiras e de fuligem do escape.
Alguns cuidados na hora da substituição da bomba de vácuo que devem ser tomados na montagem são:
• Verificar impreterivelmente se existe uma alimentação de óleo lubrificante impecável;
• Desmontar a bomba de vácuo;
• Proteger os componentes de montagem contra o óleo vazado;
• Segurar um recipiente (proveta graduada ou semelhante) diante do furo ou canal do óleo lubrificante;
• Deixar funcionar o motor brevemente em marcha lenta ou com velocidade do motor de partida para controlar o vazamento de óleo;
• O óleo deverá vazar continuamente ou com pulsação uniforme do respectivo canal do óleo lubrificante ou tubo de óleo. Se isso não acontecer, é importante detectar a causa (eventual obstrução).
O reparador e embaixador da marca Pieburg no Brasil, Pedro Luiz Scopino, recomenda a marca porque realmente aplica os produtos em sua oficina e reforça a qualidade e confiabilidade dos mesmos. A sua relação com a marca tem história, pois está presente na sua oficina desde a época dos carburadores Solex.