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Primeira oficina certificada AutoRetorno

Antes de ser decretada a quarentena a oficina implantou todos os processos de segurança para os colaboradores e clientes

A pandemia causada pelo coronavirus trouxe uma série de dúvidas e incertezas. No Estado de São Paulo, por exemplo, foi decretada a quarentena a partir do dia 24/03. Os shoppings fecharam, assim como o comércio em geral. Só estavam abertos os estabelecimentos considerados serviços essenciais. Entre eles, as oficinas de reparação automotiva.

Dias antes do decreto, ou seja, 13/03, os diretores da Dikar, oficina localizada em São Bernardo do Campo (SP), estavam reunidos estudando as medidas de segurança implantadas em outras partes do mundo, para adaptá-las a nossa realidade.

União da equipe

Como vivemos uma situação sem precedentes, afinal o Brasil passou por uma pandemia há 100 anos, ela foi causada pela gripe espanhola, os colaboradores tinham receio, dúvidas e até medo de sair de casa.

A Dikar tem um total de 27 colaboradores, dos quais 14 são reparadores e 13 administradores. Foi neste momento que os diretores da empresa reuniram a equipe, mantendo as regras de distanciamento, e explicaram as medidas tomadas para manter o negócio ativo.

Todos os colaboradores receberam kit higienização com máscara descartável e álcool 70° gel. Foram passadas orientações de distanciamento e forma correta de lavar as mãos. Foi Instalado um totem com álcool gel, implantada a sinalização para uso obrigatório de máscara e distanciamento. Num momento em que as empresas estavam demitindo, a Dikar contratou mais um funcionário para reforçar a limpeza das instalações, que a cada 15 dias passa por um processo de descontaminação completa.

No que diz respeito ao atendimento, os veículos e os clientes recebem cuidados especiais. Os carros que chegam à oficina passam por protocolo de higienização, com pulverização de solução biológica (a mesma utilizada pela prefeitura de São Caetano do Sul-SP), no estofamento, volante, maçanetas e alavancas de câmbio e freio de estacionamento. Na sequencia é aplicado o filme plástico. Antes da entrega, o veículo é pulverizado novamente com a solução biológica.

Ao receber o cliente é feita a medição de temperatura e mostrado o totem de álcool gel para higienizar as mãos. Caso o cliente não estiver de máscara, ele recebe uma descartável.

Além disso, toda a empresa é higienizada com solução biológica a cada 15 dias e cada setor conta com álcool em gel. Ainda foi feita tabela de revezamento no refeitório, para o período do café da manhã e almoço.

Certificação AutoRetorno

Como citado no começo da reportagem, a pandemia da COVID-19 é uma situação sem precedentes, sendo assim, apesar de todas as medidas tomadas ainda faltava a confirmação de que elas eram corretas. Por isso, quando o IQA– Instituto da Qualidade Automotiva, lançou o programa AutoRetorno, em parceria com o hospital Sírio Libanês, a Dikar entrou no programa. Depois de todas as analises, a empresa de reparação de veículos foi a primeira a receber o certificado. E o melhor, não precisou alterar os protocolos adotados.

A Dikar- Oficina especializada em colisão automotiva foi fundada há 46 anos, a direção geral é feita por José Nogueira e a diretora de RH é Sandra Rangel. “Temos como premissa o bem estar humano, da equipe e clientes”, afirma ela.

Todo o trabalho foi recompensado, pois apesar das dificuldades, como era esperado o movimento retraiu, já que temos um menor número de veículos circulando. Mesmo assim a empresa manteve o quadro de colaboradores e não registrou contaminação.

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