A fornecedora industrial e automotiva global Schaeffler está embarcando em uma nova parceria de desenvolvimento com a Robert Bosch Automotive Steering GmbH para ampliar o seu portfólio de sistemas inteligentes de Direção de Rodas Traseiras (iRWS). O objetivo dessa parceria é aumentar as ações comerciais por meio da oferta de soluções integradas para sistemas de Direção de Rodas Traseiras. Nessa parceria, a Schaeffler fornecerá sistemas eletromecânicos de Direção de Rodas Traseiras, enquanto que a Bosch Automotive Steering irá contribuir com softwares e com componentes eletrônicos na forma de unidades de controle de direção. “A combinação dos pontos fortes das duas empresas permitiu que criássemos sistemas integrados que entregassem um maior valor agregado aos nossos clientes”, diz Matthias Zink, Presidente do OEM automotivo na Schaeffler. “A tecnologia inteligente de Direção de Rodas Traseiras é um importante marco na jornada da Schaeffler para se tornar a parceira de tecnologia favorita para sistemas de chassi.”
Tecnologia de direção de rodas traseiras: uma evolução eletromecânica
A Schaeffler lançou de maneira bem-sucedida o seu sistema inteligente eletromecânico ativo de Controle de Barra Estabilizadora (iARC) em 2015. “As lições que nós aprendemos com esse processo foram aplicadas diretamente no desenvolvimento do sistema eletromecânico de Direção de Rodas Traseiras”, diz Dr. Keiwan Kashi, Presidente da Unidade de Negócios de Sistemas Mecatrônicos da Schaeffler. “Por meio da combinação da nossa experiência em mecatrônica com nossas habilidades na industrialização de componentes mecânicos e eletromecânicos, nós criamos um produto altamente eficiente que pode ser customizado de acordo com as necessidades dos clientes.” A unidade eletromecânica do iRWS aumenta o conforto e a segurança da viagem, além de oferecer grandes benefícios no mundo atual em crescente urbanização. Por meio do esterçamento das rodas traseiras na direção oposta às rodas dianteiras, ocorre a redução do raio de giro, aumentando de maneira significativa a manobrabilidade em espaços pequenos, como por exemplo, no estacionamento de um ambiente com tráfego intenso de veículos. Além disso, a ação de direção assistida do eixo traseiro aumenta o controle, estabilidade e conforto da viagem, além de proporcionar maior segurança. O sistema de Direção de Rodas Traseiras da Schaeffler utiliza tecnologias leves e conta com um peso total máximo de apenas 8 kilos. No coração do sistema se encontra uma engrenagem planetária com rolamento que desempenha uma função autoblocante, garantindo que as rodas traseiras não mudem de direção sem ação na direção por parte do motorista. O acionamento planetário também proporciona uma maior eficiência. Além disso, o design do sistema é otimizado acusticamente, tornando-o ideal para o uso em veículos elétricos silenciosos.
A unidade de controle de direção da Bosch proporciona uma direção mais segura
A Bosch contribuiu para essa nova parceria com uma unidade de controle de direção, um módulo integrado incluindo controles eletrônicos, um motor elétrico e software. Ajustável e com design modular, essa unidade é essencial para muitas das funções de assistência ao motorista no novo sistema de direção do eixo traseiro da Schaeffler. Com uma reputação já consolidada, a unidade de controle de direção foi implementada de maneira bem-sucedida em milhões de veículos de direção no eixo frontal. Ela conta com a segurança da Bosch para uma proteção robusta contra ataques cibernéticos. As funções e atualizações são suportadas pela tecnologia OTA (over-the-air). “Nossa unidade de controle de direção de terceira geração foi lançada no ano passado e já está indo muito bem no mercado para sistemas de controle de direção de eixos dianteiros”, diz Dr. Stefan Waschul, diretor dos sistemas de direção de carros de passageiros na Robert Bosch Automotive Steering. “Nessa nova parceria, nós iremos aplicar nossa experiência nessa área de sistemas de direção de eixos traseiros e contribuir com a experiência e know-how em software e arquitetura eletro-eletrônica que nos tornou líder no mercado de sistemas de controle de direção.”
Com décadas de experiência no desenvolvimento de softwares e controle de direção, a Bosch já utilizou essa tecnologia em inúmeras aplicações de clientes. Baseado no sensor de torque do volante de direção, o controlador eletrônico integrado da unidade de controle de direção calcula a melhor assistência de direção, que é então realizada pelo motor elétrico integrado. Além do torque aplicado ao volante de direção pelo motorista, o cálculo leva em consideração inúmeros outros parâmetros automotivos.