O diagnóstico automotivo é mais complexo do que se imagina. Saber como utilizar o Multímetro Automotivo é fundamental
Conheça e compreenda as medições do equipamento
Saber como utilizar o Multímetro Automotivo é fundamental para efetuar o diagnóstico automotivo. Para utilizar o Multímetro é necessário que o reparador tenha conhecimento técnico da aplicação de cada equipamento de teste e de cada ferramenta específica. O multímetro recebe este nome por ser um equipamento que traz em sua construção a unificação de outros equipamentos em sua estrutura. Veja a apresentação deste importante equipamento.
1) VOLTÍMETRO – Equipamento para medir tensões, voltes: AC- Corrente Alternada / DC-Corrente Contínua
2) AMPERÍMETRO – Equipamento para medir a Corrente Elétrica A – Ampere / mA- Miliampere
3) OMÍMETRO – Equipamento para medir a Resistência Elétrica: Ω-Ohm / KΩ- Kilo-ohms
4) FREQUENCÍMETRO – Equipamento para medir a Frequência Elétrica: HZ- Hertz
5) TERMÔMETRO – Equipamento para medir temperatura C/F
6) BEEP – Sinal sonoro para medir continuidade: )))
7) Teste de Frequência da Sonda Lambda HZ- Hertz:
8) BORNES DE LIGAÇÃO
9) PONTAS DE PROVAS (TESTES)
Entenda como utilizar o Multímetro na Reparação Automotiva:
Ao escolher o multímetro, é necessário ficar atento a algumas escalas que são indispensáveis para manutenção automotiva. Normalmente todo multímetro possui escala de tensão, corrente, resistência, mas nem sempre trazem teste de continuidade (Beep), temperatura e frequência. No multímetro de um reparador automotivo não podem faltar tais escalas e funções, pois algumas informações acompanhamos pelo scanner automotivo, mas outras precisam ser medidas diretamente no componente.
- Conferindo a Carga do Alternador V- Tensão em Corrente contínua
- Teste de Sensor de Temperatura-Resistência
- Teste de Frequência da Sonda Lambda HZ- Hertz: Estes são alguns dos inúmeros testes que podemos realizar com multímetro, ele não dispensa o recurso de outros equipamentos, mas contribui no diagnóstico automotivo. Em casos mais avançados de eletrônica embarcada, deve ser utilizado para maior precisão o Osciloscópio.
ATENÇÃO
Diagnóstico:
- Possua tabela referência dos componentes a serem testados.
- Possua diagrama elétrico do circuito a ser reparado.
- Pontas de provas do multímetro precisam estar em ótimas condições de uso.
- Bateria interna sempre com tensão ideal de trabalho.
Utilização:
• Observe a escala de medição para não danificar o aparelho, exemplo medir tensão com multímetro em escala de corrente elétrica (amperímetro).
• Não espete as pontas de provas em cabos de ignição, além de danificar aparelho há um provável risco de choque.
• Não deixe o display digital exposto ao sol, pois o mesmo irá danificar o cristal líquido.
• Mantenha-o em local seguro livre de quedas e pancadas.
Uso
As áreas que utilizamos o multímetro na reparação automotiva são: Sinalização e iluminação, Sistema de carga e partida, Eletrônica embarcada, Gerenciamento eletrônico do motor (injeção), Freios ABS, e Gerenciamento de transmissão automática e automatizada.
Compra
Existem várias marcas no mercado, mas é importante que não se defina apenas pelo custo inicial do aparelho, mas pelas funções que o mesmo possui, qualidade de suas pontas de provas e seu acabamento. Opte por equipamentos que possuam borracha protetora, que possuam chave seletora com opção de desligamento por interruptor. Leia o manual de seu equipamento, busque conhecer a melhor forma de utilizá-lo e conservação.
Até a próxima.
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo
Legal técnico áudio e som ,estou assistindo o canal ,bacana
É grande importância ter esse conhecimento