Olá, vamos falar de bateria, elas são construídas basicamente a partir de placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico dentro de uma caixa plástica, funciona com reações químicas se tornando acumulador de energia.
Apesar do seu aspecto robusto é muito sensível tanto a traumas em sua caixa como ação de temperaturas e sujeiras, fique de olho no frio, pois as baterias tendem a falhar em ambientes com baixa temperatura devido ao funcionamento depender das reações químicas e o frio dificulta o processo fazendo com que ela seja mais exigida e se esgote rapidamente.
Como adquirir uma bateria?
Recomendo verificar, fabricante, Inmetro, amperagem, corrente de partida a frio e garantia.
É importante fazer uma cotação com base na amperagem nominal, para ônibus as mais usadas são 100 amp, 150 amp, 180 amp, 200 amp. A amperagem é a energia fornecida a 25 graus em um período de trabalho de 20 horas entregando a tensão necessária em seus terminais de consumo.
Muita atenção na amperagem original do veículo, já que uma bateria com amperagem menor pode causar dificuldade na hora de fazer o veículo funcionar, também aumenta a ciclagem de carga, fazendo ela descarregar e carregar com mais velocidade, quanto maior a ciclagem mais rápido a perca da vida útil.
No caso de querer colocar uma bateria com amperagem maior no veículo, recomendo respeitar o valor de 30% sem prejudicar o alternador original.
Verifique o fabricante, no rotulo possui informação do fabricante e seu CNPJ que pode ser consultado no Inmetro, site:http://www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp , todas as analises para uma boa compra estão descritas por produto, amperagem, corrente de partida e duração em minutos.
Como montar um comparativo?
Caso a sua empresa não tenha uma área de qualidade você pode utilizar uma planilha técnica para fazer uma comparação, faça o download da planilha, inclusive você pode alterar os pesos das pontuações caso tenha necessidade.
Nesse caso o fornecedor numero1 ganhou com 2,1% de vantagem sobre o fornecedor 3 e todas as métricas estão no site do Inmetro.
Vale a pena ressaltar que a qualidade dos componentes como a quantidade de chumbo reciclado e tecnologias na construção das placas pode elevar muito a durabilidade, por isso, um peso maior na garantia, a fabrica que estende o prazo é por que confia no produto. Baterias de má qualidade com prazo longo pode quebrar uma empresa, verifique se o ofertado no prazo de garantia é o mesmo ofertado para o mercado todo, assim você não corre o risco de ser surpreendido por um golpe. As baterias saem antes da hora e o fornecedor some ou recusa-se a pagar.
Destinação correta da carcaça
A matéria prima para uma bateria e o chumbo, por isso a importância de saber o peso da bateria que você está comprando e qual peso está vendendo, uma boa gestão na compra e venda faz a rentabilidade melhorar muito e pode ser abatida no custo por km da bateria ou custo hora.
Lembro que a empresa que compra e a empresa que vende deve possuir todos os documentos ambientais para destinação correta.
Dicas para Redução de custos
1-) Faça o rodízio das baterias passando a que está na primeira posição para segunda posição.
Possível causa se a ação não for executada: a bateria que fica na primeira posição descarrega mais rápido ou o alternador não entende desigualdade e manda carga causando perda por sobrecarga a que está na segunda posição, a primeira posição perde também de forma prematura por excesso de ciclagem.
2-) Nunca coloque uma bateria nova com uma velha, evite descasar um par que está no veículo.
Possível causa se a ação não for executada: a bateria que estiver com maior potência vai sofrer sobrecarga pois o alternador não entende que as baterias são duas unidades com cargas diferentes mandando cargas desiguais para as duas, e a durabilidade estará comprometida
3-) Invista na limpeza, muita poeira ou barro na caixa de bateria no momento de chuva ou mesmo ao lavar pode fechar curto causando problemas elétricos sérios no veículo.
4-) Bateria com manutenção, as que vão água é interessante verificar a densidade e completar com solução de bateria, incluir as baterias na revisão preventiva, fazer rodízio entre elas, não descartar nenhuma sem antes tentar carregá-las, nas baterias sem manutenção é interessante pesar na entrada e nas preventivas para ver o evaporamento da água, quanto mais leve mais perto do fim, o verificador de desgaste (olho) da bateria também ajuda a verificar o desgaste.
5-) Para carro de passeio interessante ter um multímetro, esses vendidos no mercado, ele fica acoplado nas tomadas de 12v e mostra a amperagem da bateria, normalmente com tudo funcionando vai marcar de 11 a 12,5 amperes, menos que isso ou o alternador não está legal, ou a bateria não carrega e vai te deixar na mão. Normalmente ocorre e a segunda opção. Estou a disposição para ajudar caso necessário, entre em contato, pois sua opinião é muito importante para nós, até a próxima!
Cristiano Moreti, profissional com 25 anos de experiência em toda a cadeia de suprimento, gestão de manutenção, gestão de pneus, gestão de abastecimento do setor automotivo
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