A Volvo traz uma novidade em seu e-commerce. A marca é abre um canal de venda de peças no Instagram. Depois de escolher um ou mais itens dentro da plataforma, basta mais um clique para os frotistas ou motoristas finalizarem a compra no site volvopecas.com.br.
O portfólio de peças na plataforma digital da Volvo tem mais de 2.000 itens e o e-commerce vem em grande expansão. No caso do Instagram, o endereço da marca instagram.com/volvocaminhoes já possui quase 200 mil seguidores e o instagram.com/volvoonibus, 54 mil. Os conteúdos atingem um público enorme, com alcance semanal de 1,8 milhão de pessoas.
“É mais uma opção de busca e compra de componentes na palma da mão do motorista e do frotista. Os transportadores querem e precisam de mais facilidade e rapidez na aquisição, onde quer que estejam, no momento mais adequado para eles”, declara Carlos Banzzatto, gerente comercial de pós-venda da Volvo. “O comércio digital está cada vez mais maduro e presente no cotidiano das pessoas. Estamos integrando e impulsionando a ampliação dos canais para beneficiar o maior número de usuários. Esta nova ação garante inclusive maior mobilidade, pois o Instagram é usado basicamente nos celulares”, complementa Alessandra Almada, coordenadora de marketing da Volvo.
Prateleira virtual
O Instagram está agora totalmente integrado com a carteira das cerca de duas mil peças mais vendidas da marca, transformando-se numa verdadeira prateleira virtual. A procura é por uma variedade enorme de itens de motor, transmissão, cabines, eixos e parte elétrica. Predominam nas buscas kits de manutenção, óleos, lubrificantes e filtros. Os transportadores também têm acesso as chamadas “peças clássicas” (de veículos com mais de cinco anos) e ao portfólio reman, itens remanufaturados com a mesma garantia de itens novos.
“As lojas virtuais do Instagram são uma extensão da Rede de Concessionárias Volvo. A partir do celular é possível comprar peças genuínas em qualquer dia e horário da semana. Todo mês, a plataforma ainda conta com ofertas exclusivas para os canais digitais. A compra on-line dá mais agilidade para o cliente que precisa do veículo rodando na estrada, diminuindo ainda mais o tempo de aquisição de uma peça. Além disso, incentivamos o uso de componentes genuínos, que garantem mais produtividade, performance e segurança”, declara Alessandra. O uso de produtos e serviços genuínos e a manutenção correta executada dentro dos prazos reduzem significativamente o número de paradas não planejadas de um caminhão ou de um ônibus.
Peças clássicas
Os usuários do e-commerce podem adquirir também peças que não são de veículos zero quilômetro. São as chamadas “clássicas”, aquelas voltadas para caminhões e ônibus com mais de cinco anos de uso. “Temos um papel importante para aumentar a produtividade, disponibilidade e reduzir custos para estes veículos e também estimular os clientes a continuar usando a rede de concessionárias, que conta com mão de obra especializada para fazer o serviço certo e com qualidade”, explica Banzzatto. Ele lembra que os transportadores não precisam correr o risco de adquirir componentes no mercado paralelo, podendo inclusive ter prejuízos com o uso de produtos inadequados.
A Volvo foi pioneira no País ao lançar em 2017 um e-commerce de peças para veículos comerciais. Todas as concessionárias participam do sistema. A plataforma digital é gerenciada pela marca, mas conta com o apoio da rede, com ações comerciais, modelo logístico de entrega e disponibilidade em todo o Brasil.