fbpx
eaton

EATON anuncia linha inédita de válvulas de combustíveis para ORVR no Brasil

A EATON é a primeira a produzir localmente as válvulas ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery) ou, em português, Sistema de Recuperação de Gases e, seguindo sua estratégia de atuação e valores de sustentabilidade globais, anuncia uma linha inédita de produção no Brasil para atender o mercado local com a solução de válvulas que reduzem até 98% das emissões evaporativas de gases tóxicos de tanques de combustível de veículos de passeio.

Localizada na unidade de Valinhos, as válvulas fabricadas na nova linha atenderão veículos nacionais que devem seguir a legislação Proconve ORVR, que reduz o limite de emissões evaporativas. A resolução número 492 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), determina que, a partir de 2023, 20% dos veículos de cada montadora vendidos no Brasil devam atender à exigência, passando para 60% em 2024 e 100% em 2025.

Com componentes em fabricação e negócios já fechados com alguns dos principais fabricantes de tanques de combustível da América do Sul, as válvulas do sistema ORVR da EATON estarão presentes nos próximos lançamentos das principais montadoras do país. Montada e validada em menos de um ano, com os desafios impostos pela pandemia e trabalho remoto, mas aliada à transformação digital e últimos recursos tecnológicos, a nova linha foi desenvolvida 100% pela engenharia nacional e atende níveis elevados de automação e Indústria 4.0, estando apta a se tornar referência em inovação dentro da multinacional.

Para Marcos Janasi, diretor geral de Automóveis e Pick-ups da EATON, o know-how e expertise globais contribuíram para o sucesso do desenvolvimento da linha até o início da produção. “A EATON está sempre trabalhando para atender nossos clientes com as últimas tendências e inovações, e vem se preparando para essa nova legislação, capacitando o time de engenharia local e utilizando recursos globais para desenvolvimento e validação. Estamos com metas de crescimento ousadas, uma vez que a linha tem capacidade de expansão e adequação aos diferentes requisitos das diversas aplicações”, comenta.

Segundo Marcio Seleghin, gerente de Estratégia de Produto da EATON, como no Brasil todos os veículos produzidos são com tecnologia flex fuel, o sistema precisa atender a todas as exigências requeridas, independentemente do uso de gasolina ou etanol. “Para isso, precisamos desenvolver um componente ainda mais tecnológico, fabricando válvulas de baixa permeabilidade. Tudo isso em meio a um momento único de pandemia no mundo. Tudo foi realizado de forma digital, desde ações de benchmarking com times EATON de outras regiões, até validações com clientes”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *