Barulho e vibração no veículo podem indicar problema no coxim de motor.
Item fundamental no veículo, o coxim de motor fixa o motor e o câmbio à carroceria e tem a importante função de evitar que a vibração provocada pelo motor passe para dentro da cabine. Basicamente, há dois modelos de coxim – o tradicional, feito parte de aço, chapa ou alumínio e a liga de borracha e o coxim hidráulico, que além destes componentes, conta com câmaras hidráulicas internas. “Atualmente, esse coxim é muito popularizado devido a melhor absorção das vibrações de baixa frequência”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Componente bastante exigido, com o tempo, o coxim pode perder a eficiência. Silva revela alguns sinais que pode indicar que o coxim está fadigado ou quebrado. “Há aumento de vibração na cabine do veículo ou balanço excessivo na alavanca do câmbio em arrancadas e freadas”, alerta.
Caso o coxim quebre haverá um desalinhamento do conjunto motor e câmbio prejudicando o funcionamento de todo o sistema, inclusive do sistema de transmissão.
Segundo o gerente, caso o coxim tenha que ser trocado, o serviço deve ser feito por um mecânico especializado, pois, frequentemente, deve ser usada ferramentas especiais para fazer a substituição do componente.
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook