Levantamento feito por entidade internacional mostra que as expectativas são positivas para o aftermarket no terceiro trimestre deste ano.
Criada na Europa em 1.986, a GiPA Automotive Aftermarket Intelligence é uma entidade internacional que estuda e faz levantamentos sobre o setor de pós-vendas. Ela atua nos segmentos leves, pesados, de duas rodas e também agrícola. A GiPA realizou o estudo Aftermarket Pulse, o qual mostramos nesta reportagem.
Por que a GiPA criou o Aftermarket Pulse?
É uma ferramenta global desenvolvida pela GiPA para fornecer uma visão geral atualizadada situação do aftermarket em cada país. O objetivo é medir o nível de atividade na retomada do setor após o ano atípico de 2020, impacta do pela imprevisível pandemia de COVID-19.
Permite ter análises a nível de OEM e IAM nas seguintes famílias:
- Manutenção
- Desgaste
- Mecânica
- Funilaria e pintura
- Pneus
Metodologia e estrutura da amostra
O levantamento realizado pela GiPA permite apresentar dados nacionais, com repartição geográfica da amostra.
Atividade de oficina
Os reparadores estavam relativamente otimistas no final do ano passado, e no inicio de 2021, mas o agravamento da situação de saúde a partir de fevereiro, com reforço das medidas restritivas de combate à pandemia abalou o mercado no final do 1º trimestre já nesse 2º trimestre, todos os canais, com a redução das medidas restritivas, se mostram muito mais otimistas, tendo suas expectativas superadas.
Funcionários da parte de oficina
A proporção de profissionais que trabalham em tempo integral é alta e se manteve relativamente estável entre o 1º e o 2º trimestre de 2021.
Houve uma leve diminuição desta proporção nas funilarias e lojas de pneus, que foram os canais que mais sofreram no 1º semestre de 2021.
Problemas com abastecimento de peças
Problemas com abastecimento de autopeças
A proporção de profissionais que sofreram problemas inabituais de disponibilidade de peças ou prazos de entrega continua alta, porém diminuiu no 2º trimestre (salvo funilaria), deixando esperar uma volta progressiva à normalidade.
Problemas com fluxo de caixa da oficina
Na concessionária, aumentou a proporção de oficinas que tiveram problemas de caixa do 1º trimestre de 2021 para o 2º, enquanto ficou estável nas lojas de pneus e funilarias e diminuiu entre oficinas independentes.
A boa noticia é que em todos os canais, a proporção que, de fato,teve que adiar pagamentos diminuiu.
Evolução de atividade: faturamento na oficina
O 1º trimestre de 2021 mostrou uma queda em rela1ção ao mesmo período de 2020 que pode ser considerado como “prépandemia” ; enquanto o reforço das medidas restritivas que ocorreu em março de 2021 em vários estados prejudicou a atividade do trimestre.
Sem exceção, todos os canais apresentam aumento no faturamento no 2º trimestre de 2021 em relação ao mesmo trimestre do ano passado; é importante notar que o 2º trimestre de 2020 foi um momento crítico da pandemia, quando foram impostas duras medidas restritivas, além das necessárias precauções por parte dos motoristas.
Perspectiva para o futuro
Apesar de um primeiro semestre do ano com uma queda maior do que o esperado, a maioria dos profissionais estão confiantes quanto ao próximo trimestre.
As estruturas pequenas, oficinas independentes e funilarias, são os canais com maior proporção de profissionais preocupados.