A unidade Dynamic Components da thyssenkrupp iniciou o fornecimento dos eixos de comando de válvulas montados para os novos motores Turbo 200 Flex (1.0 Turbo) e T270 (1.3 Turbo) que equipam alguns dos veículos das marcas Fiat e Jeep do Grupo Stellantis.
A produção dos eixos de comando é feita na planta da thyssenkrupp em Poços de Caldas (MG), inaugurada em 2015 e a primeira do Grupo no Brasil a aplicar o conceito de Indústria 4.0, tornando-se referência em inovação e digitalização na indústria automotiva. A unidade integra tecnologias digitais no processo de manufatura, bem como em toda a cadeia de produção.
Com a adoção dos novos motores turbo flex, o Grupo Stellantis segue a tendência de mercado em desenvolver motores turbo menores e mais leves, que entregam a combinação de alto torque em baixa rotação e menor consumo de combustível. Além disso, são visualmente mais compactos, proporcionando um design mais moderno à mecânica dos automóveis.
“Estamos muito felizes pela parceria e oportunidade de fornecer componentes para os novos motores turbo do Grupo Stellantis, contribuindo progressivamente para o avanço tecnológico do setor automotivo no Brasil. Esse fornecimento trará mudanças muito positivas em termos de eficiência e economia para os veículos, possibilitando ao nosso cliente um posicionamento ainda mais forte no mercado, por meio de um portfólio cada vez mais atrativo para os consumidores”, explica Roberval Calca, diretor de Vendas e Marketing da divisão Dynamic Components da thyssenkrupp na América Latina.
Entre os modelos que já contam com o motor T270, de 185 cv de potência máxima, estão o Jeep Compass e o Fiat Toro, além do inédito SUV recém-lançado, o Fiat Pulse, equipado com o propulsor Turbo 200 Flex, de 130 cv de potência máxima.