Pioneira no fornecimento do sistema flex no Brasil, a Marelli lança a segunda geração do sistema de partida a frio ECS – Ethanol Cold System, desenvolvido pela unidade de negócios Powertrain. A tecnologia, que permite partidas eficientes em veículos abastecidos com etanol a partir do aquecimento do combustível, teve sua primeira versão apresentada pela empresa em 2007, entrando em produção na versão definitiva em 2015, na estreia do motor FireFly da Fiat. O sistema de partida a frio ECS da Marelli é utilizado, também, pela Jeep, Mitsubishi e CAOA Chery.
A segunda geração do sistema chega para atender as necessidades atuais das fabricantes de automóveis em respeito à nova fase do Proconve, PL7, que entra em vigor no próximo ano, com redução de consumo e de emissões que superam os níveis exigidos pela legislação.
Outra vantagem do novo sistema está no fato de proporcionar maior economia às montadoras, uma vez que foi desenvolvido para maior eficiência com um número reduzido de componentes, como chicotes elétricos, entre outros itens, com a consequente redução de custo.
De acordo com a Marelli, isso foi possível graças ao aperfeiçoamento de hardware e software. Antes ele contava com dois aquecedores e um módulo de gestão. Agora, passa a contar somente com os aquecedores “inteligentes”, cujo acionamento e gestão de informações passam a ser realizados pela central de injeção eletrônica.
Desenvolvido na unidade da Marelli de Hortolândia (SP), o novo sistema de partida a frio ECS® da Marelli fez a sua estreia embarcado no recém-lançado Fiat Pulse e, em breve, equipará outros modelos, de outras montadoras.
Referência mundial em sistemas de alimentação de combustível e gerenciamento de motores à combustão – com parcerias de sucesso nos circos da Fórmula 1 e de Motovelocidade – a Marelli é um dos maiores fornecedores de autopeças para a indústria automobilística mundial, contando em seu portfólio – além da Powertrain – com as unidades de negócios Automotive Lighting (iluminação automotiva), Cabin Confort (sistemas de ar-condicionado), Electric Powertrain (mobilidade elétrica), Electronics (sistemas eletrônicos), Green Technologies (sistemas de exaustão), Interior Experience (componentes para habitáculo), Ride Dynamics (sistemas e amortecedores de suspensão), Thermal Solutions (arrefecimento), Motorsport e Aftermarket.