Você saberia dizer, em qual nível está a gestão de sua oficina?
Quando falamos em gestão, palavra que tem sido extensivamente utilizada nos últimos anos, estamos nos referindo a administração eficiente de seus recursos com o objetivo claro de obter lucro, e assim remunerar seu trabalho e dos funcionários, além de promover o crescimento da empresa.
Mas, o que pouca gente fala, é que a gestão é classificada em vários níveis, e isso depende da maturidade de seu negócio, o que está diretamente ligada ao seu desenvolvimento pessoal como gestor.
Sim, seu aprendizado na condução da empresa determina o grau de maturidade de seu negócio. E isso nos leva a 3 níveis de gestão, que chamo de nível operacional, tático e estratégico. Cada um em um estágio diferente.
Vou apresentar aqui cada um desses três a fim de permitir que você possa se identificar, em qual nível esta sua gestão, e assim poder saber o que precisa fazer para evoluir no negócio de serviços automotivos.
Nível de gestão operacional – Há pouca ou nenhuma visão sobre a gestão. O foco está no reparo do veículo e todo seu investimento se concentra na aquisição de conhecimento técnico, ferramental e equipamentos. Quanto gera de receita, quais são os custos e quanto lucra por mês, ainda é uma incógnita. A oficina oscila em movimento e receita de forma pouco previsível. O empresário se porta mais como um funcionário que um gestor propriamente dito.
Nível de gestão tática – Há controle dos pagamentos, e entendimento dos custos e despesas. A receita está mais estável e o dono já enxerga uma previsibilidade de faturamento. A equipe está mais ajustada e o fluxo de clientes mais estável. Porém, as decisões ainda são tomadas baseadas naquilo que o empresário acha como certo. O que nem sempre é o mais adequado. E o mesmo ainda está muito envolvido no operacional da empresa.
Nível de gestão estratégica – Nível mais elevado da gestão, onde o gestor toma decisões baseado em métricas e indicadores, consegue se ausentar da empresa sem que haja impacto na produtividade, e consegue estabelecer metas e planos de longo prazo.
Entenda caro amigo, que não é demérito algum se enquadrar nos níveis 1, ou 2. Isso porque, grande parte dos empresários do setor de serviços está nesse patamar.
O objetivo desse texto é, te mostra que há sim, um outro patamar a seguir, e para isso, vou dedicar os próximos três artigos a descrever em detalhes cada um desses níveis.
Até a próxima coluna!