Fabricantes de autopeças reconhecem a importância do profissional de vendas e promovem cursos, palestras e treinamentos para auxiliar no dia a dia de trabalho
Na cidade de São Paulo, desde 2010, a importância do balconista de autopeças é reconhecida na forma de uma Lei, pois foi escolhido o dia 26 de novembro para comemorar e homenagear este profissional.
A loja especializada na venda de autopeças tem uma característica diferente das lojas de produtos de alto consumo como, por exemplo, vestuário e eletrodomésticos. Isso porque o cliente, comprador entra no estabelecimento quando realmente precisa adquirir uma peça ou componente para o automóvel.
Esta característica é positiva, já que, quando o cliente entra, a venda esta garantida, porém, pode ser negativa se o atendimento for ruim, ou ainda pior, se entregar a peça errada!
Isso porque irá gerar uma série de problemas para o reparador, desde perder tempo porque tem que voltar para loja e trocar a peça, até causar um acidente fatal.
Sendo assim, o profissional que está atrás do balcão, e nos dias de hoje, também na frente da tela do computador, necessita de treinamento para obter conhecimento e não errar ao atender o cliente.
Para auxiliar os balconistas, as empresas de autopeças desenvolveram programas específicos, os quais difundem conhecimento e informações técnicas.
Programa Feras da Venda Nakata
A fabricante de autopeças Nakata desenvolveu uma série de soluções para os profissionais de vendas do setor de autopeças. A série de videocasts Provocação, com Luciano Pires, por meio de vídeos curtos, promove reflexões para mudar a forma de pensar e agir para sair da zona de conforto e buscar soluções para aquelas situações que costumamos postergar. Além disso, os podcasts Feras da Venda no Spotify aborda vários assuntos, como atendimento no pós-venda, a importância de ter conhecimento técnico dos produtos e os benefícios de usar ferramentais digitais, entre elas, o WhatsApp, para agilizar o atendimento, esclarecer dúvidas dos clientes e divulgar informações e promoções.
Ainda disponibiliza vários conteúdos em diferentes formatos que são divulgados no Instagram Feras da Venda Nakata, o blog da Nakata, com E-Books dedicados a dicas para vendas por WhatsApp, como explorar esse canal que podem trazer muito resultado, e também outro sobre criação de e-commerce, outra plataforma que também pode potencializar as vendas.
De forma bem descontraída, a série de cartoons com tirinhas do Zeca, personagem criado a partir do perfil, elaborado após conversas com vários profissionais, mostra dificuldades e desafios dos profissionais e como eles superaram essas situações, uma forma de inspiração com as lições aprendidas na prática do balcão ou nas salas de telemarketing, devem inspirar outros profissionais de vendas de autopeças. E não para por ai. Em breve, será lançado o EAD Consultor de Vendas Nakata para o aperfeiçoamento dos profissionais da área, abordando vários aspectos sobre produto e sistemas, como funções, peças agregadas e desgastes e também sobre vendas, com técnicas modernizadas de argumentação, organização de trabalho, uso de novas tecnologias e atendimento ao cliente.
Mestres do Varejo SKF
Mestres do Varejo é um programa de fidelidade desenvolvido pela multinacional que une marcas de referência em qualidade, credibilidade e atendimento. O principal objetivo é fortalecer o varejo com a ampliação de compra e comercialização de produtos reconhecidos pelo mercado, tornando os negócios mais competitivos e relevantes em seus segmentos. A empresa considera que, “varejistas e balconistas brasileiros são heróis da vida real”, pois têm o poder de influenciar clientes e o mercado no qual atuam.
Entre as várias ações, oferece cursos de e-learning, os quais foram projetados para apresentar os conceitos necessários na aplicação imediata no trabalho, para a melhoria continua do conhecimento e desempenho dos participantes. Os cursos são dinâmicos e interativos, onde os alunos podem tirar dúvidas com os especialistas desenvolvedores dos cursos e também se comunicar com os outros participantes através do Fórum dedicado, para aprimorar sua experiência de aprendizado.
A SKF desenvolveu o programa com o intuito de fortalecer os profissionais que vendem seus produtos. “Pessoas como o Valter, o Reginaldo, a Joana, lutam contra a falsificação e os produtos de baixa qualidade. Batalham para oferecer as melhores soluções de forma competitiva. Entendem tanto dos produtos que trabalham e dão aula de sabedoria. São especialistas em vendas e, diariamente, ensinam como manter o otimismo, ter foco nas metas e perseverar. São os MESTRES DO VAREJO!”.
Tecfil
A Tecfil, maior fabricante de filtros da América Latina promove iniciativas voltadas para os balconistas de autopeças, pois considera que a aproximação com este público é um dos caminhos para o sucesso da marca, pois afinal, são eles que indicam os produtos e confiam no trabalho realizado diariamente pela empresa. Por isso, não mede esforços para levar informação e conhecimento a estes profissionais. A empresa mantém uma equipe de promotores especializados. Eles visitam diariamente as autopeças espalhadas pelo Brasil, levam ações promocionais, brindes e materiais de apoio. Já a equipe de consultores técnicos especializados leva informações sobre os produtos, oferece treinamentos e auxilia nas dificuldades do campo. Em 2020, mesmo com as restrições impostas por causa da pandemia, a indústria de filtros divulga que foram mais de 10.000 pessoas treinadas. E para completar as ações de treinamentos, possui 7 laboratórios móveis que percorrem o Brasil, e realisa testes em campo. Além disso, o catálogo de consulta online é atualizado diariamente.
Programa Amigo Bom de Venda ZF Aftermarket
O programa Amigo Bom de Venda da ZF Aftermarket é um canal de qualificação e comunicação dedicado exclusivamente aos balconistas e vendedores de autopeças do Brasil. Ele tem como objetivos a qualificação e disseminação de conhecimento entre profissionais de vendas e atendimento no mercado de reposição de autopeças, impactando diretamente distribuidores e varejistas.
Fernanda Giacon, gerente sênior de comunicação e marketing da ZF América do Sul, considera que o programa inovou ao atender uma demanda específica do mercado de reposição e ampliou a capacidade de diálogo com esses profissionais. “Quando o programa foi lançado, no final de 2018, não existia um treinamento específico para este profissional no mercado. Observamos que se trata de um dos profissionais mais importantes dentro da cadeia de reposição e que não vinha encontrando suporte e informação para entender o dinâmico universo automotivo”.
O profissional balconista recebe informações corretas como, por exemplo, tempo de vida útil de produtos, durabilidade, manutenção e relação com outras peças do veículo, além de cursos de técnicas de vendas, administração, e-commerce, cálculo, cursos técnicos sobre peças, entre outros. No total, a plataforma já conta com 3.8 mil vendedores cadastrados, 25 cursos e mais de 18 mil certificados emitidos.