O Centro de distribuição da ZF Aftermarket completa cinco anos com muitas inovações
Localizado em Itu (SP), o CD -Centro de Distribuição da ZF Aftermarket completa cinco anos de atividades. No local são armazenados e enviados para os clientes produtos das marcas ZF, LEMFÖRDER, SACHS e TRW, destinadas às linhas leve, pesada e ainda equipamentos fora de estrada. Neste período, o Centro de Distribuição passou por melhorias contínuas e recebeu investimentos em equipamentos automatizados e em digitalização de processos que elevaram a produtividade da operação em 34%, com aumento na agilidade de entrega de peças aos clientes e integração de dados com toda a cadeia, sendo um dos mais digitalizados de toda a ZF Aftermarket no mundo.
Do seu CD – Centro de Distribuição, localizado em Itu, SP onde se concentram as atividades de logística de peças das marcas ZF, LEMFÖRDER, SACHS e TRW, destinadas às linhas leve e pesada, considerando ainda equipamentos fora de estrada.
O Centro de distribuição da ZF Aftermarket completa cinco anos, neste período, passou por melhorias e recebeu investimentos em equipamentos automatizados e em digitalização de processos. Sendo assim, segundo a empresa, eles elevaram a produtividade da operação em 34%, com aumento na agilidade de entrega de peças aos clientes e integração de dados com toda a cadeia, atualmente ele é um dos mais digitalizados de toda a ZF Aftermarket no mundo. Cerca de 85% das peças e componentes distribuídos são produzidos nas fábricas da ZF instaladas no Brasil, os 15% restantes são de produtos importados.
A ZF explica que a operação de distribuição em Itu recebeu nos últimos cinco anos investimentos na ordem de R$18 milhões em equipamentos e processos. “As inúmeras otimizações e transformações digitais baseadas em Big Data, IoT – Inteligência Artificial e Machine Learning, traz cada vez mais eficiência à logística de peças da ZF Aftermarket na América do Sul”, explica Bruno Silva, Gerente Sênior de Operações da empresa.
CD da ZF com equipamentos robotizados
Muitos dos equipamentos utilizados na operação são robotizados e permitem integração de dados. O armazém conta com cinco elevadores automáticos, eles quadruplicam a velocidade de atendimento dos pedidos, aplicando o conceito de Picking by Light de coleta, por indicações de lasers. Além disso, há máquinas de embalagens automatizadas, estas com o sistema Picking-by-Voice, método de separação de peças a partir de comandos de voz dos operadores, entre inúmeras outros avanços.
Em 2020, o Centro de Distribuição da ZF Aftermarket iniciou a operação do sistema de RFID – Radio Frequency Identification – para o recebimento de toda linha de embreagens SACHS. “A aplicação deste sistema está sendo liderado pela ZF no que chamamos de solução “End-to-end”, ou seja, impactando a cadeia do mercado de reposição do início ao fim. Para isso, a ZF segue aprimorando o uso desta tecnologia e está em fase final de testes-piloto, compartilhando know-how e dando suporte aos clientes e parceiros em suas jornadas digitais”, afirma Bruno Silva.
A eliminação da etapa de conferência de mercadorias alcançada com o RFID, necessária cada vez que um produto sai ou entra em um centro de distribuição, assim como ao chegar em distribuidores é uma das grandes vantagens. Com o sistema, a conferência é realizada de forma praticamente instantânea.
ZF Aftermarket em franca expansão
Estes investimentos no CD que distribui peças para o setor de reposição são justificados, pois a ZF Aftermarket registra um de seus melhores momentos na área de reposição de peças no Brasil. A empresa lança, em média, mil novos produtos e assim amplia sua cobertura para os modelos que circulam no país da linha leve e pesada, além dos setores agrícola, construção, de embarcações e novos segmentos, como o de trens. De acordo com Reynaldo Contreira, novo Head da ZF Aftermarket na América do Sul, em 2021 a empresa obteve crescimento de mais de 26% no mercado de reposição do Brasil e a perspectiva de crescimento para 2022 é de cerca de 12%. “Soubemos aproveitar essa oportunidade com um dos mais completos portfólios de produtos do setor no País, que possui cerca de 20 mil produtos em linha nas áreas de freios, suspensão, direção, amortecedores e transmissões. Com maior volume de vendas de veículos usados, houve maior necessidade da manutenção preventiva e corretiva. Lançamos ainda cerca de 1.400 novos produtos no mercado durante o ano de 2021 para suprir a demanda da frota”, avalia Contreira.
O Centro de distribuição da ZF Aftermarket completa cinco anos, atualmente emprega mais de 250 colaboradores entre equipes operacionais e administrativas. As melhorias empregadas até hoje impactaram diretamente no modelo de trabalho dos operadores e equipes de apoio, hoje em torno de 150 pessoas voltadas a atividades como compras de materiais, qualidade, planejamento e operação que ocupam 21 mil metros quadrados de área. Atualmente o CD opera com 40 linhas de produtos divididas em 16 mil part numbers. Trata-se de uma movimentação que envolve um volume de 100 toneladas de peças por dia. Globalmente, a divisão da ZF Aftermarket representa 7% dos negócios do Grupo ZF, o que equivale a mais de 3 bilhões de euros em 2021.
Leia também: Direção Eletricamente Assistida
Baixe os catálogos das empresas que apoiam a Revista Reparação Automotiva