fbpx
Mestres da Reparação: Djlamo Quinjalmo

Mestres da Reparação: Djalmo Quinjalmo

Em Mestres da Reparação destacamos o trabalho de Djalmo Quinjalmo que atua no setor de reparo de automóveis há 59 anos

No Brasil há vários reparadores que se dedicam com muito amor e comprometimento a esta atividade, tanto que, passam o legado para os familiares mais próximos como por exemplo, os filhos, sobrinhos e até netos. Eles são os Mestres da Reparação.

A cidade de Campo Bom, no interior do Rio Grande do Sul, tem uma população total próxima a 70.000 habitantes. Lá está localizada, há 42 anos, no mesmo endereço, Avenida dos Munícipios, 4.158 a Quinjalmo Assistência Automotiva. Ela foi fundada e é dirigida pelo primeiro entrevistado do Mestres da Reparação, Djalmo Inácio da Silva, conhecido como Djalmo Quinjalmo, ele trabalha como reparador há 59 anos.

Com 20 funcionários, a Quinjalmo Assistência Automotiva, é muito bem estruturada e referência na região. A oficina conta com 8 elevadores, uma rampa, 8 scanners, uma recicladora de ar-condicionado, duas máquinas para troca de óleo, uma para o motor e outra para troca de óleo do câmbio. Ainda possui analisador de códigos de chave, máquina de fumaça, termômetro laser, câmera de endoscopia, detector de vazamento de gás, equipamento de vazão, compressor, osciloscópio, ferramentas as quais atendem a maior parte dos veículos que circulam no território nacional, entre outros.

Seu Quinjalmo lembra que, a vocação de ser reparador surgiu, “inicialmente por necessidade”. “Comecei a trabalhar com 11 anos de idade ajudando a limpar uma mecânica no período noturno.

Do inicio como aprendiz até abrir o próprio negócio foram 7 anos de trabalho e aprendizado, porém, desde aquela época, ele sabia que, para evoluir e atender bem os clientes é necessário conhecimento técnico. Ao ser questionado sobre quantos cursos participou para se formar e atualizar na profissão, a resposta é simples: “Inúmeros, não consigo mais contabilizar”.

A carreira de sucesso do reparador e empresário Djalmo Quinjalmo é marcada por vários bons momentos: “Quando comprei o primeiro terreno da empresa, acrescentei serviços mecânicos na minha empresa, pois ela começou como autoelétrico, me tornei Bosch Car Service. Outro momento que guardo na memória foi quando adquiri a primeira rampa, o primeiro scanner, a conquista de Prêmio de qualidade e produtividade estadual, porém, o que mais marcou foi o ingresso dos meus filhos na empresa, já que com isso o meu legado está preservado”.

A constatação de que seu Quinjalmo é um Mestre da Reparação se dá não só por ter construído um negócio sólido, mas também no número de pessoas que seguiram na profissão por causa de seus ensinamentos. “Que eu me lembre, pelo menos 10 oficinas na cidade surgiram depois de os profissionais começaram aqui”.

E para quem quer iniciar na reparação de automóveis ele dá uma dica: “Antes de qualquer coisa, invista e adquirir conhecimentos de eletro eletrônica. Este é o ensino básico para começar em qualquer área da reparação”.

E o futuro, o que esperar com a chegada dos veículos híbridos, elétricos e os avanços tecnológicos?

Com toda experiência e sabedoria, Djalmo Quinjalmo, responde: “Mais uma transformação, assim como passei do carburador para a injeção eletrônica e continuei atuante no mercado, mas para isso foi necessário estudar, adquirir conhecimento e evoluir na profissão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *