O primeiro carro híbrido da história foi idealizado em 1900 por Ferdinand Porsche, o mesmo que idealizou o Fusca
Atualmente os carros híbridos e elétricos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado nacional. Apesar de ser um conceito considerado novo, o primeiro carro híbrido da história é datado de 1900, com o Lohner-Porsche Semper Vivus. A Revista Reparação Automotiva vai contar um pouco de sua história.
Criação do Lohner-Porsche
Ferdinand Porsche é conhecido por ser o fundados da montadora do mesmo nome e, como contamos anteriormente, o responsável por idealizar o modelo do fusca. Antes de trabalhar com a Volkswagen, no começo de 1900, Porsche começou a trabalhar em seus primeiros projetos na Lohner-Werke.
Aqui nasceu o primeiro dos carros conhecidos como Lohner-Porsche. O modelo inicial foi apresentado na Feira Mundial de Paris de 1900 com grande aclamação e era equipado com dois motores elétricos montados diretamente nas rodas dianteiras cada um com uma potência de cerca de 3 cv.
Lohner-Porsche Semper Vivus: O primeiro carro híbrido da história
Após os primeiros testes com carros híbridos, Ferdinand começou a trabalhar naquele que seria considerado o primeiro híbrido da história.
No outono de 1900, Ferdinand Porsche começou a planejar um novo protótipo baseado em um trem de força nunca antes visto. A Lohner-Porsche Semper Vivus combinou os motores elétricas nos cubos das rodas dianteiras com dois motores de combustão De-Dion-Bouton de um cilindro, cada um com uma potência de 2,5 cv, que não foram conectados ao eixo motor, apenas geravam energia para alimentar os elétricos.
Os dois motores a gasolina foram usados para acionar um gerador elétrico que enviava a energia necessária aos motores nos cubos das rodas e o excesso de energia aos acumuladores especiais. Este foi o primeiro exemplo de um grupo motopropulsor híbrido.
Evolução do modelo
Após o nascimento, Ferdinand Porsche, inquieto como sempre, continuou a fazer modificações em seu trem híbrido de força com o objetivo de criar uma variante com o intuito de ser produzido em série. Em 1901 nasceu a Lohner-Porsche Mixte, considerado o primeiro carro híbrido produzido em série, que melhorou significativamente as características e o desempenho do modelo anterior.
Confira o vídeo realizado pelo canal The Wheel Network com uma réplica doLohner-Porsche Semper Vivus