fbpx

Troca dos filtros no Ford Ka

Conheça os cuidados a serem tomados na troca dos filtros de ar, óleo, combustível e cabine no compacto Ford Ka com motor 3 cilindros

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

A terceira geração do hatch compacto Ford Ka foi lançada em 2014. Além da carroceria e interior totalmente renovados, em relação ao modelo da segunda geração, foi responsável por estrear no Brasil o motor 3 cilindros com a correia dentada embebida em óleo. Por esse motivo, exige muita atenção por parte do reparador ao realizar a troca do óleo e o respectivo filtro. É fundamental, para preservar a vida útil da correia, que o profissional utilize o óleo especificado pela fabricante do motor e um filtro de qualidade.

Já os filtros do ar e combustível são as barreiras que impedem a entrada de sujeira e impurezas no sistema de injeção de combustível. Enquanto que o filtro de cabine evita a entrada de contaminantes no habitáculo e protege contra doenças respiratórias.

Nesta reportagem realizada no Centro de Treinamento da Tecfil, o consultor técnico Odair Junior, supervisionado pelo gerente de assistência técnica Roberto Rualonga, explica a maneira correta de substituir todos os elementos filtrantes e mostra as ferramentas a serem utilizadas nos procedimentos em um Ford Ka 2018.    

Patrocínio Tecfil

Troca do filtro do ar do motor

É necessário durante as revisões substituir o filtro do ar saturado por um novo. “O ar filtrado participa na mistura ar/combustível e auxilia no processo da refrigeração do motor”, explica Odair Junior, consultor técnico da Tecfil. Ele complementa, “a falta de manutenção do filtro do ar pode ocasionar perda de potência, aumento do consumo de combustível e aumento da temperatura do motor do veículo”.

1. Com uma chave Torx 25 mm e uma chave de fenda, soltar a abraça­deira de fixação do tubo de ventilação e os parafusos de fixação da tampa da caixa do filtro do ar. 

2. Observar se há muita sujeira na tampa, ela deve estar limpa, pois o fluxo do ar no motor do Ford Ka é debaixo para cima. Quando há muita sujeira na caixa significa que o filtro apresenta alguma falha de filtração e deve ser comunicado imediatamente ao proprietário do veículo. 

3. Verificar no catálogo o código correto do filtro a ser utilizado, neste Ford Ka, o código Tecfil é o ART 9614. Antes de instalar o filtro novo é recomendado limpar a caixa do filtro do ar com um pano seco que não solte fibras. Após instalar o novo filtro, verificar se a vedação está apoiada por completo. Cuidado ao fechar a tampa, ela não pode ‘morder’ a vedação, pois isso provoca entrada de ar falsa. Após este procedimento parafusar a tampa e abraçadeira. 

Troca do filtro de óleo do motor

4. Antes de realizar o procedimento embaixo do veiculo,  verificar no manual do proprietário a especificação correta do óleo do motor. Para o Ford Ka o indicado é o óleo SAE 5W20. Depois disso, abrir a tampa de abastecimento de óleo e também retirar a vareta de medição do óleo. Este procedimento é indicado para que, depois de abrir o bujão e retirar o filtro, o máximo de óleo sujo seja escoado. 

5. Após levantar o veículo, posicionar o escorredor do óleo do  motor. Com um saca filtro de óleo tipo cinta,  de óleo tipo cinta, retirar o filtro do óleo.

Mas atenção! “A cinta deve ser utilizada só na retirada do filtro do óleo”  

avisa Odair

6. Utilizar uma chave 13 mm para retirar o bujão de escoamento do óleo e deixar o lubrificante escorrer totalmente.

7. Verificar no catálogo de aplicação o tipo de filtro correto, para o Ford Ka 2018 a especificação é a TM1. Depois do óleo escoado, conferir se a junta do filtro antigo não ficou presa. Limpar a base de fixação do filtro. Passar uma pequena camada do óleo que será utilizado na junta do novo filtro, isso irá evitar a falsa sensação de aperto. Ao colocar o novo filtro, o aperto de no mínimo 3/4 de volta e no máximo uma volta completa, deve ser feito com a mão. 

8. Abaixar o veículo, com um funil para auxiliar, abastecer com o óleo especificado pela fabricante do veículo.

Troca do filtro de combustível

O filtro de combustível do Ford Ka 2018 está localizado na parte traseira, do lado do motorista e próximo a roda.

9. Com as mãos retirar as duas conexões do filtro de combustível. 

10. Utilizar uma chave L7 mm e retirar o parafuso central da abraçadeira, e na sequencia retirar o filtro também com as mãos.

11. O filtro de combustível recomendado para o Ford Ka 2018 tem o código GI 50/7. Fique atento ao fluxo do combustível, ele está indicado por uma seta, ou seja, o combustível sujo entra na base da seta e sai limpo pela ponta da seta e segue para o motor do veículo.

12. Após colocar o filtro novo, instalar as conexões e recolocar a abraçadeira fixadora, puxar cada mangueira para o sentido oposto. Isto é necessário para confirmar que estão bem fixadas.

13. Após a fixação do filtro de combustível, abaixar o veículo e verificar o nível do óleo do motor.

14. Antes de dar partida no motor do veículo, ligar a ignição por 3 vezes para pressurizar a linha de combustível. Na quarta vez acionar o motor e verificar também se a luz indicadora do óleo no painel apaga. 

Troca do filtro de cabine

Também conhecido como filtro anti pólen e filtro do ar-condicionado, é um elemento que exige substituição periódica, já que evita a entrada de contaminantes e filtra todo o ar que circula na cabine do veículo.

15. O código do filtro de cabine para o Ford Ka é o ACP 205. Na embalagem está marcada a localização, neste caso com a letra F, isso significa que está no lado do passageiro embaixo do porta-luvas a esquerda. 

16. Com uma chave L10 retirar o parafuso de fixação da carenagem. 

17. A carenagem é presa com três presilhas, ela deve ser retirada puxando para fora e depois para a esquerda.

18. Após a retirada da carenagem, soltar os dois parafusos Torx para ter acesso ao filtro. 

19. O filtro de cabine também tem sentido de fluxo, o ar sujo entra pela base da seta e sai pela ponta.

20. Colocar o filtro de cabine no suporte respeitando o posicionamento da seta.

Após colocar o filtro de cabine na posição correta, com a chave Torx apertar os parafusos, colocar a carenagem e com a chave L10 fixar.

O Ka de terceira geração foi comercializado no Brasil até o inicio de 2021, quando a Ford encerrou as atividades de produção no país e passou a comercializar só modelos importados. Neste período que esteve no mercado figurou entre os mais vendidos, em 2018, por exemplo, foi o terceiro modelo mais emplacado e em 2019 ficou na vice-liderança. Quando parou de ser fabricado a Ford oferecia 7 versões do Ka com a carroceria hatch e 6 com carroceria sedã.

Mais informações Tecfil:
SAC: 0800 800 6964 | e-mail: sac@tecfil.com.br

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *