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Marelli apresenta plataforma de inversores de carboneto de silício

A Marelli desenvolveu uma nova plataforma completa de inversores de Carboneto de Silício (SiC) com 800 V, com grandes avanços em termos de tamanho, peso e, sobretudo, eficiência dos inversores, que é um parâmetro de importância crucial em veículos elétricos.

A plataforma foi apresentada pela primeira vez no Congresso Internacional VDI “Dritev” (Drivetrain Transmission Electrification in Vehicles, ou, em tradução livre, Eletrificação de Transmissão de Potência em Veículos), realizado em Baden Baden, Alemanha, onde a Marelli apresentou suas tecnologias de eletrificação.

Devido ao seu excelente desempenho em alta temperatura e alta tensão – permitindo soluções com dimensões reduzidas, mais leves e eficientes – o carboneto de silício é reconhecido como uma tecnologia de referência para a eletrônica de potência. Assim, é particularmente adequado para inversores, que convertem a corrente contínua gerada pelas baterias em corrente alternada, necessária para o funcionamento dos motores elétricos. Além disso, a nova plataforma do inversor 800 V da Marelli é dotada de uma estrutura térmica otimizada, graças a soluções inovadoras em nível estrutural e de canais de resfriamento que reduzem drasticamente a resistência térmica entre os próprios componentes SiC e o líquido de resfriamento. Este é um aspecto crítico em aplicações de alta potência, onde a dispersão de calor do módulo de energia é significativa.

Entre as principais vantagens, a nova plataforma de inversor apresentada pela Marelli pode extrair mais energia da bateria com maior eficiência, garantindo um aumento significativo na autonomia do veículo. Também proporciona tempos de carregamento mais rápidos e melhor aceleração. Enfim, um inversor menor e mais eficiente permite redução no tamanho da bateria, que se traduz em vantagens em termos de custo, peso e sustentabilidade.

“A nova plataforma de inversores baseada em nossa tecnologia de módulo de potência de 800 Volt permite atender aplicações onde o uso de energia é otimizado, com desempenho maximizado e sensível melhora da eficiência”, disse o Razvan Panati, Chefe de Power Electronics Technology da Divisão de Eletrificação de Veículos da Marelli.  “Com uma gama completa de soluções modulares, somos capazes de oferecer aos nossos clientes mais flexibilidade no projeto dos veículos, no sistema de refrigeração e no armazenamento de energia.”

O software de todos os inversores de carboneto Marelli é desenvolvido pela própria empresa e é integrado a uma Unidade de Controle Eletrônica (ECU) localizada junto ao inversor. O software está em conformidade com os padrões AUTOSAR (AUTomotive Open System ARchitecture) e especificamente personalizado para os padrões de diagnóstico exigidos pelas montadoras. Os requisitos de segurança funcional estão em conformidade com o padrão ASIL D (Automotive Safety Integrity Level D).

A nova plataforma SiC de 800 Volt completa a gama de inversores oferecidos pela Marelli, fruto de mais de dez anos de experiência, que incluem também  soluções de 400 Volt baseadas tanto no IGBT (Insulated Gate Bipolar Transistor, ou transistor bipolar de gate isolado) quanto  no carboneto de silício, com conversores baseados em nitreto de gálio (GaN), em fase de desenvolvimento.

A linha de inversores faz parte das soluções que a Marelli apresentou em seu estande na 22ª edição do Congresso Internacional VDI “Dritev”, um dos maiores eventos do setor na Europa no campo de drivetrain e transmissão. No evento, a empresa exibiu o seu portfólio de tecnologias para eletrificação veicular, que inclui uma seleção completa de componentes únicos e de subsistemas, além de soluções para sistemas completos integrados de gestão de energia veicular, aplicando uma abordagem “nível 0.5”, com a integração do gerenciamento térmico e powertrain elétrico.  Além dos inversores, fazem parte da oferta tecnológica da empresa motores elétricos, sistemas integrados de e-axle (eixos eletrificados), sistemas de gerenciamento de baterias e soluções para o gerenciamento de todos os sistemas térmicos de veículos.

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