A história da Peugeot começou em 1810, produzindo os mais diversos produtos
Muitos comentam sobre qual foi o primeiro veículo criado no mundo, mas você sabia que a primeira montadora dos tempos modernos não foi a primeira desenvolver o primeiro carro? A Revista Reparação Automotiva vai contar a história da Peugeot, a primeira montadora da história.
O início
No ano de 1810 a família Peugeot, da região de Montbéliard, na França, transforma seu moinho de farinha, localizado em Sous Cratet, em uma fundição de aço laminado a frio, marcando o início da era industrial para a Peugeot.
É fundada a sociedade Peugeot-Frères e Jacques Maillard-Salins. Partindo das matérias-primas e tecnologias disponíveis na época, iniciaram a produção de lâminas de aço fino e molas. Em 1818, o registro da patente de laminação a frio marcou a abertura de uma nova era. Novas fábricas da Peugeot foram construídas para produção mais diversificada: laminados, dispositivos para ferramentas, utensílios domésticos etc.
O primeiro veículo da Peugeot é datada de 1889, com a apresentação na Exposição Universal de Paris, Armand Peugeot apresenta o primeiro veículo automóvel que leva o nome PEUGEOT: triciclo a vapor (não comercializado), realizado com o engenheiro Léon Serpolle.
No ano seguinte é apresentado o primeiro quadriciclo movido a gasolina da o Tipo 2. O veículo possuía caixa de duas velocidades e desenvolvia uma potência de 1 cv a 1000 rpm. A partir deste período, a Peugeot passou a produzir uma série de modelos. Em 1892, foram 29 veículos.
Peugeot no Brasil
A história da Peugeot no Brasil começa em 1898, com a chegada do Peugeot Phaéton tipo 15, trazido nada mais, nada menos que por Alberto Santos Dumont. Em 1899 a gama da Marca compreendia 15 modelos, de dois a 12 lugares. Na virada do século ocorreu a consolidação como fabricante, alcançando a produção de 500 unidades, um número expressivo para a época.
Atualmente a marca tem forte presença no mercado nacional, sendo uma das mais vendidas por aqui.