Diferenças entre a Sonda Lambda convencional e o Sensor Lambda Planar
O Sensor Lambda Planar é uma evolução da Lambda Convencional e a sua utilização é definida pelo projeto do sistema de injeção. Se originalmente no carro foi utilizada uma Planar, então deve-se utilizá-la a na sua substituição também.
A grande vantagem do Planar é o seu rápido aquecimento, importante para a redução de emissão de poluentes, consumindo menos energia e nos veículos Flex, auxiliando na identificação do combustível utilizado.
Enquanto a Lambda convencional demora até 40 segundos para aquecer a LAMBDA PLANAR aquece em menos de 10 segundos.
1. Qual a diferença física entre a Lambda Planar e a Lambda Convencional?
Externamente: Grelha
Internamente: Cerâmica
2. Quais são suas semelhanças?
Sinal enviado ao computador: de 0,1 a 1,0 volt (V) Rosca: 18mm Sextavado: 22mm Conectores: Depende do veículo (ver aplicativo).
3. Qual a codificação MTE-THOMSON x CONCORRENTES?
CONVENCIONAL | PLANAR | |
THOMSON | 78.34.40.030 | 88.34.40.054 |
Concorrente B | 0.258.002/003/005-LSH | 0.258.006-LSF |
Concorrente N | OZA 100/200/300/400/500 | OZA 659 |
4. Quantos fios têm a LAMBDA PLANAR?
04 FIOS (isolados da carcaça).
5. Posso usar a Lambda Convencional no lugar da PLANAR?
NÃO (vice-versa também NÃO). Dependendo do sistema o ECM gerará um código de falha.
6. Quais são os veículos que utilizam a PLANAR?
Informações no SIM 0800 702 7477 (Serviço de Atendimento da MTE).
7. Existem outros tipos de LAMBDA?
Sim! Temos dos outros tipos de sensores Lambda, pouco utilizados aqui no Brasil. Um deles é o de Titânio , usado apenas em alguns veículos importados, e o outro, já pertencente a uma nova geração, é chamado de Banda Larga , que possui de 5 a 6 fios.
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