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Mercedes-Benz lança linha de ônibus 2023 com motores Euro 6

A linha de ônibus 2023 traz uma grande novidade para o mercado: novos motores diesel com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz. Esta é a solução robusta e eficiente da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente à norma Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2023 para veículos comerciais pesados.

Seis modelos do novo portfólio com motores Euro 6 estão sendo lançados nessa Lat.Bus: o chassi de micro-ônibus LO 916, os modelos OF 1721 e OF 1726 L e os novos O 500 M 1928O 500 UA 2938 (articulado) e O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias.

Além disso, a Mercedes-Benz traz outra grande atração para o evento, com a apresentação do chassi de ônibus elétrico urbano eO500U, lançado virtualmente no ano passado devido à pandemia. Na área externa do pavilhão de exposições, a marca disponibiliza aos visitantes demo-drive do ônibus elétrico e uma demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 no O 500 RSDD Euro 6.

“Pensando nas pessoas e na sociedade, nossas equipes sempre olham com muita atenção para a mobilidade, o meio ambiente e a qualidade de vida. Dessa forma, sempre trazemos novas soluções eficientes e confiáveis para o transporte de passageiros”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Para esta edição da Lat.Bus, mais uma vez iremos mostrar vários frutos desse compromisso, entre produtos e serviços, com novidades para o segmento urbano e para o setor rodoviário”.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz nunca deixou de apresentar soluções e inovações para o mercado nesses mais de 65 anos de história no Brasil. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus. E só chegamos até aqui porque sempre pensamos no coletivo”, destaca Roberto Leoncini.

Tecnologia desenvolvida e amplamente testada no Brasil

As novas versões de motores a diesel OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6 foram desenvolvidas no País para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), no Campo de Provas de Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas.

“Nossas equipes de Engenharia e Desenvolvimento, em parceria com várias áreas da Empresa, vêm trabalhando nos motores Proconve P8 (Euro 6) há alguns anos, o que resultou na acentuada diminuição das emissões de poluentes”, diz Roberto Leoncini. “São 80% de redução nas emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e 50% de redução nas emissões de Material Particulado (MP) em relação aos motores Proconve P7 (Euro 5)”.

Para se ter uma ideia do avanço da tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de NOx que apenas um ônibus emitia em 1999, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 56 ônibus no Proconve P8. Em MP, o que um ônibus emitia no P2 é o mesmo de 134 veículos no P8.

“A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz trará contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, diz Roberto Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável”.

Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores. O objetivo é assegurar a melhor solução para os clientes do Brasil e de diversos mercados de exportação.

O conceito básico da tecnologia BlueTec 6

A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.

Para o gerenciamento térmico dos gases do motor, a tecnologia BlueTec 6 inclui a Válvula EGF com borboleta no tubo de escape. Com isso, a borboleta da válvula do freio-motor pneumático tradicional, usado para frenagem do veículo, foi substituída por um atuador remoto inteligente que controla eletronicamente a posição. Sua função é aumentar a temperatura dos gases do motor para o sistema de pós-tratamento para início de operação.

Os veículos com tecnologia BlueTec 6 também são equipados com um novo On Board Diagnostics (OBD). O objetivo é evitar adulterações e facilitar o reparo de falhas relacionadas a emissões. Esse componente detecta falhas e alerta o motorista, armazena códigos de falhas e restringe o desempenho do motor.

“Com o BlueTec 6, a Mercedes-Benz oferece aos clientes e ao mercado uma solução robusta e eficiente”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.  “Asseguramos a qualidade e a confiabilidade de uma Empresa pioneira que é referência no desenvolvimento, produção e venda de veículos comerciais no Brasil há mais de 65 anos. Uma marca que conta ainda com a expertise da Daimler Buses, companhia líder global em ônibus”.

Motores BlueTec 6 asseguram ganhos econômicos para os clientes

“Nossa solução para o Proconve P8 (Euro 6) também assegura ganhos econômicos para os clientes”, afirma Walter Barbosa. “Entre as vantagens, posso citar também a reconhecida facilidade de manutenção dos ônibus da marca e a intercambiabilidade de peças e componentes entre diversos modelos da nossa linha de produtos”.

O executivo ressalta ainda a confiabilidade da tecnologia Mercedes-Benz na introdução do BlueTec 6 no mercado, com várias melhorias sugeridas por clientes. O resultado é a oferta de novos motores brasileiros com robustez para aplicação no País.

Os motores Euro 6 da Mercedes-Benz estão aptos para uso do Biodiesel até 15%, com Diesel S10, como para outros biocombustíveis alternativos, como o HVO com 100%.

Três novos motores Mercedes-Benz Euro 6, com várias faixas de potência e torque, equipam os chassis de ônibus da marca no portfólio 2023:

·         OM 924 LA: 163 cv / 610 Nm (LO 916)

·         OM 924 LA: 185 cv / 700 Nm (OF 1519 R e OF 1619)

·         OM 924 LA: 208 cv / 780 Nm (OF 1621, OF 1721 e OF 1721 L)

·         OM 926 LA: 260 cv / 900 Nm (OF 1726 e OF 1726 L)

·         OM 926 LA: 310 cv / 1.250 Nm (O 500 R)

·         OM 460 LA: 381 cv / 1.900 Nm (O 500 MA, O 500 UA, O 500 MDA, O 500 UDA, O 500 RS e O 500 RSD)

·         OM 460 LA: 449 cv / 2.200 Nm (O 500 RSD e O 500 RSDD)

A mais completa linha cada vez mais compatível com o meio ambiente

É da Mercedes-Benz a mais completa linha de ônibus do mercado brasileiro. Com micros, ônibus convencionais e padron, articulados e superarticulados, oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT (Bus Rapid Transit), corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.

Para o segmento rodoviário, o portfólio da marca inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo, desde carroçarias convencionais a versões High Decker e Double Decker. Além disso, fornece chassis de ônibus para atender licitações públicas, como o Caminho da Escola do FNDE e programas estaduais.

Além dos modelos que estão sendo lançados na Lat.Bus Transpúblico, toda a linha de chassis de ônibus Mercedes-Benz, a mais completa do mercado, passa a contar com novos motores que atendem ao Proconve P8 (Euro 6). Veja no final desse texto, a tabela completa do portfólio 2023.

Diversas novidades da nova linha 2023 trazem ainda mais vantagens para os clientes em termos de economia, eficiência, redução de emissões e praticidade no dia a dia da operação e no encarroçamento. Alguns itens são de série e outros opcionais, conforme o modelo e a escolha do cliente:

·         Novas transmissões: manual, automatizada e automática.

·         Mais informações para extração de dados para telemetria com a conexão FMS 4.0.

·         Novo painel de instrumentos com tela central colorida: facilita a visualização de forma prática e mais interativa.

·         ECOdrive: função que auxilia o motorista a dirigir de forma econômica por meio de feedbacks em tempo real no painel, com navegação por seis telas diferentes.

·         Driver Score: mostra uma visão resumida com a pontuação do motorista, permitindo que ele melhore o dia a dia da sua performance na direção do veículo.

·         Volante multifuncional de teclas: facilita a navegação para o motorista, sem que ele tire as mãos do volante. Isso aumenta a segurança na direção, com o motorista podendo dedicar mais atenção ao tráfego das ruas ou das estradas.

·         Regulagem da coluna de direção: torna a condução do veículo ainda mais confortável e prática.

·         Regulagem da coluna de direção: torna a condução do veículo ainda mais confortável e prática.

·         Dynamic Torque: possibilita ajustes de torque do motor de forma dinâmica.

·         Sistema de desligamento automático do motor: se o veículo está ocioso por 5 minutos, essa tecnologia desliga o motor, reduzindo o consumo e a emissão de poluentes.

·         Novos recursos de interface do chassi com a carroceria: diagnose de componentes da carroceria.

·         Reorganização e agrupamento da central elétrica.

·         Polia adicional para ar-condicionado.

Chassis O 500 rodoviários trazem novidades em transmissão e tecnologias de segurança 

Para um casamento perfeito com as novas potências e torques do motor OM 460 Euro 6, os chassis O 500 rodoviários RS, RSD e RSDD ganharam uma nova transmissão mecânica Mercedes-Benz GO 230 de 6 marchas. Além disso, também está disponível aos clientes a nova transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com melhor escalonamento de marchas. A alavanca seletora agora está localizada na coluna de direção.

Essa transmissão automatizada oferece importantes recursos que auxiliam no dia a dia do motorista. Entre eles, auxílio de manobra em marcha lenta, aviso de desgaste da embreagem e indicação do status da função PowerMode e EcoRoll no painel de instrumentos.

Com o avanço das novas tecnologias, a marca Mercedes-Benz, com a linha O 500, tornou-se referência de mercado em segurança ativa para ônibus rodoviários. Diversos recursos vêm sendo desenvolvidos para auxiliar o motorista nas estradas e nas entradas e saídas das cidades, onde encaram situações como chuva, nevoeiro, pedestres, ciclistas e outros veículos.

O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:

·         ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta objetos e pedestres em movimento.

·         Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas.

·         Sistema auxiliar de freio Intarder – Retarder de última geração.

·         IHC, controle inteligente de farol alto.

·         Freio de estaciomento com comando eletrônico.

·         SGA, assistente de ponto cego na lateral do veículo.

·         ESS, sinalização de parada de emergência.

·         Aviso de atar cinto de segurança para o motorista.

·         Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada.

·         Preparação para inibidor de partida.

Primeiro lote de vendas de ônibus Mercedes-Benz Euro 6 para a Volare

Mercedes-Benz do Brasil estará fornecendo 60 unidades de veículos Euro 6 do modelo LO 916 para a Volare. Este é o primeiro volume negociado de chassis de ônibus da marca com a tecnologia BlueTec 6 e tem previsão para entrar em operação no ano que vem.

Com uma parceria sólida desde 2010 no fornecimento de veículos para a Volare, empresa líder no segmento de micro-ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil reforça a sua presença e liderança no mercado, agora também, com a tecnologia Euro 6.

Nova linha de ônibus Mercedes-Benz a diesel (Euro 6)

ModeloMotor (Euro 6)Potência/Torque
LO 916 (micro-ônibus)OM 924 LA163 cv/610 Nm
OF 1519 R (escolar rural)OM 924 LA185 cv/700 Nm
OF 1619OM 924 LA185 cv/700 Nm
OF 1621 (fretamento)OM 924 LA208 cv/780 Nm
OF 1721 (suspensão metálica)OM 924 LA208 cv/780 Nm
OF 1721 L (suspensão a ar)OM 924 LA208 cv/780 Nm
OF 1726 (suspensão metálica)OM 926 LA260 cv/900 Nm
OF 1726 L (suspensão a ar)OM 926 LA260 cv/900 Nm
O 500 U 1928OM 926 LA286 cv/1.100 Nm
O 500 M 1928OM 926 LA286 cv/1.100 Nm
O 500 MA 2938 6×2 (articulado)OM 460 LA381 cv/1.900 Nm
O 500 UA 2938 6×2 (articulado)OM 460 LA381 cv/1.900 Nm
O 500 MDA 3738 8×2 (superarticulado)OM 460 LA381 cv/1.900 Nm
O 500 UDA 3738 8×2 (superarticulado)OM 460 LA381 cv/1.900 Nm
O 500 R 1931OM 926 LA310 cv/1.250 Nm
O 500 RS 1938OM 460 LA381 cv/1.900 Nm
O 500 RSD 2438 6×2OM 460 LA381 cv/1.900 Nm
O 500 RSD 2445 6×2OM 460 LA449 cv/2.200 Nm
O 500 RSDD 2745 8×2OM 460 LA449 cv/2.200 Nm

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