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FEI e Cefast vencem a 18ª Competição Fórmula SAE BRASIL

As equipes Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), e Fórmula FEI Elétrico, do Centro Universitário da FEI (SP), foram as primeiras colocadas na soma geral de pontos da Competição Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies, respectivamente nas categorias Combustão e Elétrica.

A competição teve 63 equipes inscritas com carros do tipo Fórmula projetados e construídos pelos estudantes para provas estáticas e dinâmicas, que representaram 50 instituições de ensino superior de 11 Estados mais Distrito Federal. O Sudeste liderou em número de inscrições com 36 equipes, seguido pela região Sul com 17 equipes, Nordeste com oito equipes, e Centro Oeste com duas e equipes, do Distrito Federal.

Em sua 18ª edição, a Fórmula SAE BRASIL-TotalEnergies foi a primeira competição presencial depois de dois anos no formato virtual em razão da pandemia da covid-19, que dificultou a atividade das equipes no desenvolvimento dos projetos.

“Adotamos uma nova postura este ano em favor da reconstrução do conhecimento, porque muitos dos alunos que participaram presencialmente em 2019 já se formaram e os que chegaram agora não tiveram o histórico da prática do aprendizado adquirido em sala de aula”, aponta o engenheiro Renato Kazuo, diretor do Comitê Técnico.

Pódio – Na categoria Combustão a segunda colocada na soma geral de pontos foi a equipe EESC-USP Fórmula SAE, da Escola de Engenharia São Carlos da USP (SP), seguida pela Fórmula FEI, terceira colocada.

Na categoria Elétrica, a vice-liderança ficou com a equipe B’ Energy Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens-SP), e a terceira colocada foi a Fórmula Tesla UFMG, da Universidade Federal de Minas (MG)

As equipes que obtiveram as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos pela SAE International.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³. Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s. Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981. Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International. As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL auxiliam a construção de futuros profissionais preparados para as novas demandas de mercado e têm entusiasmado os jovens à carreira de engenharia com desafios que superam o conhecimento acadêmico adquirido em sala de aula”, destaca Camilo Adas, presidente do conselho da SAE BRASIL.

“Nós acreditamos que o crescimento só é sustentável se for compartilhado. Acreditamos no poder da educação e na transformação de vidas. Por isso, nos orgulhamos em ter apoiado a SAE BRASIL, que proporciona aos estudantes a chance de praticarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A companhia tem o compromisso de apoiar, promover inovação e desenvolvimento de novas energias, renováveis e sustentáveis”, destaca Adriana Bracale, diretora de Marketing da TotalEnergies Brasil.

CLASSIFICAÇÃO DAS EQUIPES POR CATEGORIA E PROVA

Categoria Combustão

ENDURO (desempenho, durabilidade e confiabilidade)

1º lugar EESC-USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)

2º lugar Fórmula FEI – Centro Universitário FEI (SP)

3º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

EFICIÊNCIA

1º lugar EESC-USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)

2º lugar Fórmula FEI -Centro Universitário FEI (SP)  

3º lugar Zeus Fórmula SAE – Universidade Federal de Lavras (MG)

AUTOCROSS (dirigibilidade do carro, aceleração e frenagem)

 lugar Fórmula FEI – Centro Universitário FEI (SP)

 lugar EESC-USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)

 lugar Fórmula Cefast Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

SKID PAD (desempenho do veículo em curva)

1º lugar EESC-USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP           (SP)

2º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

3º lugar Formula FEI – Centro Universitário FEI (SP)

ACELERAÇÃO

1º lugar  Fórmula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (RS)

2º lugar Fórmula Cefast Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

3º lugar Mauá Racing – Instituto Mauá de Tecnologia (SP)

DESIGN (avalia arquitetura do projeto de engenharia do carro)

1º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

2º lugar EESC-USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP (SP)

3º lugar Fórmula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (RS)

APRESENTAÇÃO (avalia adequação do projeto para o mercado e atendimento a demandas econômicas de produção em larga escala)

1º lugar Fórmula SAE UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (MG)

 lugar Poli Racing – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (SP)

 lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

CUSTOS (avalia custos e viabilidade de manufatura, considerando a precisão do relatório e processos de fabricação do veículo)

1º lugar Fórmula Cefast – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

2º lugar Fórmula UFSM – Universidade Federal de Santa Maria (RS)

3º lugar Zeus Fórmula SAE – Universidade Federal de Lavras (MG)

Categoria Elétrico

ENDURO

1º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP)

2º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário da FEI ( SP)

3º lugar Ampera Racing – Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

EFICIÊNCIA

1º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)

2º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS (SP)

AUTOCROSS

1º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)

2º lugar Ampera Racing Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

SKID PAD

1º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)

ACELERAÇÃO

1º lugar  Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)

DESIGN

1º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS (SP)

2º lugar Fórmula Tesla UFMG – Universidade Federal de Minas (MG)

3º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)

APRESENTAÇÃO

1º lugar Fórmula Tesla UFMG Universidade Federal de Minas (MG)

2º lugar Ampera Racing – Universidade Federal de Santa Catarina (SC)

3º lugar EESC-USP Fórmula SAE – Escola de Engenharia São Carlos USP-Tupã (SP)

CUSTOS

1º lugar B’Energy Racing – Centro Universitário FACENS (SP)

2º lugar Faraday E-Racing – Universidade Federal Fluminense (RJ)

3º lugar Fórmula FEI Elétrico – Centro Universitário FEI (SP)

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