fbpx

Especialista dá dicas sobre cuidados com os feixes de molas

Existem diferentes modelos de feixes de molas: molas trapezoidais, molas parabólicas, molas mistas (parabólica + trapezoidal) e Airlink (parabólica + bolsa de ar). Todas elas, independente do tipo, são o elo de junção entre eixo e longarina, e servem para absorver impactos, suportar a carga e garantir a estabilidade do veículo.

Verificar com frequência o estado dos feixes de molas evita problemas maiores com outros componentes do veículo, tais como o desgaste prematuro dos amortecedores, das juntas esféricas e barramentos, desgaste irregular dos pneus e, em casos extremos, deterioração do chassis, assim como instabilidade do veículo, podendo ocasionar acidentes. 

As verificações que ajudam a identificar possíveis quebras de molas são inspeção visual, liquido de detecção de trinca, perda de altura do veículo, instabilidade no veículo. É importante ressaltar que andar com o veículo com lâminas do feixe de molas quebradas compromete a vida de todas as outras lâminas do feixe, que não estão danificadas. 

Dentro de um conjunto de lâminas, cada uma delas carrega uma determinada carga, caso uma quebre e o motorista continue a rodar com o veículo, as demais que estão intactas, começam a carregar uma carga maior, para compensar a outra que quebrou. Consequentemente, isso diminui a vida delas. 

RICARDO DALDEGAN ENGENHEIRO DE PRODUTO DA FABRINI

Fabrini. Soluções para sua frota.

A mola forte Reconhecidos e aprovados pelo mercado, os feixes de mola Fabrini contam com a qualidade superior e a tecnologia do maior fabricante de molas da América do Sul. São desenvolvidos e produzidos para oferecer toda força e segurança que um veículo pesado necessita. A Fabrini oferece a maior e mais completa linha de produtos do mercado nacional, fornecendo soluções capazes de reduzir o custo com manutenção e proporcionando um ganho significativo na operação. Fabrini, muito mais do que molas, soluções para sua frota. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *