Os motores da série 900 receberam a aplicação de junta de cabeçote e blocos com furos para desaeração, visando otimizar o circuito de arrefecimento.
Portanto, deve-se observar as recomendações desta informação quando da eventual substituição do cabeçote ou bloco dos motores. Os novos cabeçotes e blocos contêm furos (a) para desaeração do circuito de arrefecimento. Nos novos cabeçotes e blocos os furos para as buchas-guia estão dispostos conforme posição (b1), e nos cabeçotes e blocos antigos, conforme posição (b2).
É possível substituir o cabeçote antigo (sem furos ‘a’) pelo novo (com furos ‘a’), com a reutilização do bloco antigo (sem os furos ‘a’), porém, deve ser observada a instalação da nova junta do cabeçote para garantir a estanqueidade do circuito de arrefecimento. No caso de substituição do bloco antigo (sem os furos ‘a’) pelo novo (com os furos ‘a’), a reutilização do cabeçote antigo é possível após efetuar os retrabalhos indicados a seguir.
1- Executar no cabeçote antigo o alojamento da bucha-guia (b1) no furo para o parafuso de fixação entre os cilindros 1 e 2;
2- Executar no cabeçote antigo os furos de desaeração (a);
3- Os furos de desaeração (a) padrão devem ser executados utilizando a junta nova como referência de posição dos mesmos;
3.1- Instalar as buchas-guia no cabeçote;
3.2- Alojar corretamente a nova junta na superfície do cabeçote encaixando-a nas buchas-guia. Observar que a marca TOP da junta deverá estar para a face do cabeçote;
3.3- Marcar no cabeçote as posições onde serão executados os furos (a) e retirar a junta do cabeçote;
3.4- Executar os furos com diâmetro de 6mm e profundidade de 18mm. Motores 904 e 924 são 4 furos, motores 906 e 926 são 6 furos;
4- Limpar o cabeçote e remover cavacos do interior das galerias, aplicando ar comprimido através dos furos.
1 – CABEÇOTE DOS MOTORES OM 904 E OM 924
3 – CABEÇOTE DOS MOTORES OM 906 E OM 926
1 – CABEÇOTE DOS MOTORES OM 904 E OM 924
3 – CABEÇOTE DOS MOTORES OM 906 E OM 926
‘Lembre-se que é imprescindível a troca dos parafusos em cabeçotes com torque angular’