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Cummins Meritor apresenta eixos elétricos 14Xe e 17Xe

A Cummins Meritor confirma nesta edição da Fenatran 2022, entre os dias 07 e 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP), os eixos elétricos 14Xe e 17Xe, inovações que integram o portfolio de soluções para descarbonização da líder em tecnologia e contribuem com a estratégia de sustentabilidade Destino ao Zero, compromisso Cummins em reduzir os gases de efeito estufa (GEE) e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050. 

Com os ePowertrains 100% emissão zero, a Cummins Meritor proporciona soluções de transporte avançadas e de descarbonização. À medida em que a demanda por soluções limpas avança, os ePowertrains serão fundamentais para a integração dos sistemas de mobilidade híbridos e elétricos, criando diferenciação de desempenho e a oportunidade de fornecer soluções limpas para os clientes. A Cummins investe para fornecer soluções descarbonizadas líderes de mercado para clientes, acelerando o investimento em eletrificação e integrando o desenvolvimento em seu negócio New Power.

Apresentado pela primeira vez no País pela Cummins, o conceito dos eixos elétricos 17Xe foi projetado para todas as configurações de caminhões pesados e traz capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado na verão solo, de acordo com a aplicação. Em fases de testes, o novo 17Xe oferece um design inovador que, além de facilitar o processo de integração com o veículo, é capaz de proporcionar alta densidade de energia, de até 430 kW de potência contínua. Seu início de fabricação está previsto para 2025, em Linsdesberg, na Suécia.

14Xe – Produzido desde o início do ano em Asheville, na Carolina do Norte, nos EUA, foi desenvolvido para equipar caminhões entre 12t e 24t de Peso Bruto Total (PBT).  O design inovador do eixo elétrico 14Xe garante eficiência, desempenho e economia de peso. Derivado do eixo 14X, o e-Powertrain mantém a mesma interface de suspensão e contempla versões de hardware para facilitar a integração veicular de cada estratégia dos OEM.

Com um motor elétrico central de duas velocidades integrado ao eixo diferencial trativo, o 14Xe traz design otimizado para liberação de mais espaço para alocar bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos. Projetado para ter flexibilidade, o eixo elétrico foi desenvolvido no conceito modular, permitindo a seleção de componentes chave, incluindo motores elétricos, transmissão, engrenagens, freios, pontas de roda e carcaças para ser utilizado de acordo com as especificações do cliente.

Unidade de Controle de Potência – Com mais de 10 anos de desenvolvimento e testes, superando mais de 2,7 milhões de quilômetros rodados em vias em aproximadamente 200 caminhões, a Unidade de Controle de Potência dos Sistemas Acessórios ou Power Control and Accessory System é considerado o “cérebro” do ePowertrain elétrico, capaz de controlar a velocidade, aceleração, frenagem e gerenciamento térmico. Por meio de controles inovadores de software, a Unidade de Controle de Potência pode ser configurada para maximizar o desempenho e a eficiência geral do sistema. Seu design de sistema integrado também reduz o tamanho do envelope na instalação bem como a complexidade da integração.

A Revista Reparação Automotiva visitou o estande deles na Fenatran.

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