A Associação Brasileira de Normas técnicas recomenda que a troca da correia dentada deve ser feita junto com o tensionador
O SINDIREPA-SP recomenda que os reparadores sigam os procedimentos determinados pela Norma NBR 15759 – Veículos Rodoviários Automotores – Procedimentos de Inspeção e/ou Substituição de Correias de Sincronismo e Acessórios em Motores de Combustão Interna Ciclos Otto e Diesel, que indica a verificação do tensor para avaliação e fazer a troca da correia dentada em caso de desgaste.
Vale ressaltar que a função deste componente é exercer força (tensão mecânica) na correia de sincronismo, o que promove o tensionamento na correia. Portanto, a peça também sofre desgaste com o uso, assim como acontece com a correia e o rolamento, sendo economicamente mais viável para o consumidor substituir o conjunto (correia e tensor) do que um componente em cada ocasião, além, é claro, da segurança para garantir o funcionamento do motor.
Em caso do proprietário do veículo se recusar a fazer a troca do tensionador quando a correia for substituída, o Sindirepa-SP orienta o reparador a solicitar ao cliente que o mesmo assine um termo por escrito, eximindo a empresa de problemas por causa de desgaste da peça que não foi reposta devidamente na época em que o serviço foi executado.
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