Promovido em parceria com o SENAI, o programa inédito de capacitação profissional para retíficas do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, EAD – Ensino a Distância, permitirá levar, cada vez mais, capacitação ao setor, não só para os profissionais que já atuam no setor, mas para jovens que queiram entrar em um mercado deficitário de mão de obra. “Atualmente, os motores contam com tecnologia de ponta e as retíficas têm acompanhado essa evolução, com equipamentos modernos, máquinas automatizadas e de alto valor que demandam profissionais cada vez mais especializados. Essa iniciativa, do EAD, vem para ajudar a acabar com a escassez de especialistas no setor e trazer jovens e novos talentos para esse mercado de reparação de motores”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM.
Segundo Laguna, a crença que os veículos elétricos vão substituir os movidos a combustão está criando uma lacuna de profissionais. No entanto, ele explica que, no Brasil, a produção de energia limpa é considerável, enquanto no país chega a 45%, na Europa não passa de 12% e nos Estados Unidos, 17%. “Não é o automóvel o grande produtor de CO2 no Brasil”, ressalta. Além disso, não há eletricidade suficiente para crescimento acelerado da frota eletrificada. “Se crescer 5%, haverá dificuldade de fornecimento de energia para as indústrias”, comenta o presidente da entidade, mostrando que ainda há muito espaço para os motores de combustão interna, que contarão, ainda mais, com elevada tecnologia. O retificador trabalha, essencialmente, com tecnologia e alta precisão”, afirma.
A tecnologia está presente nos veículos e também nas retíficas, que a cada dia investem em novos equipamentos, como, por exemplo, o inovador sistema para limpeza e higienização de motores, peças e componentes automotivos ou industriais, com ultrassom. “Por ser um trabalho repleto de tecnologia que exige alta precisão, esse programa de capacitação é tão importante para o setor”, afirma.
O EAD, lançado em 1º julho de 2022, na plataforma do SENAI em parceria com o CONAREM, conta com sete módulos, gratuitos, num total de 40 horas, abrange motor a combustão interna, metrologia, diagnóstico e retífica de bloco, cabeçote, virabrequim, biela e volante do motor. Cada módulo pode ser feito de forma independente.
O programa, que já atendeu 7.200 retificadores em todo o país, até 30 de novembro, sendo 5.970 no estado de São Paulo, tem apoio dos principais fabricantes e fornecedores parceiros do setor: Actioil, Mahle, KS Kolbenschmidt (Motorservice e Pierburg), MWM, Riomaq, RIO (Riosulense) e Takao.
Os interessados em participar devem ter mais de 16 anos, CPF, um e-mail, conhecimento básico de internet e ensino básico.
Para acessar o EAD para capacitação de recondicionamento de motor na plataforma do SENAI, basta entrar no link: https://online.sp.senai.br/curso/98147/483/caracteristicas-tecnicas-de-motores-a-combustao-interna.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.