fbpx

Boas perspectivas para o aftermarket em 2023

Conhecido como o segmento de reposição automotiva, o aftermarket se fortaleceu e caminha para quebrar recordes em 2023

Estimativa do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) divulgadas em novembro de 2022, projetam que o aftermarket deve encerrar o ano com faturamento de R$ 180 bilhões, dos quais o setor de reposição irá responder por aproximadamente 17% deste total, sendo assim, atingirá valor próximo a R$ 31 bilhões.

Números expressivos, os quais confirmam a grandeza do setor de reposição, pois contribui com a economia do Brasil.

Mas os dois últimos anos foram de superação para todos os segmentos de negócios.

Ricardo Ribeiro, profissional de vendas e marketing, que atua no segmento de reposição automotiva há 35 anos, ele hoje é diretor da RF Consultoria, Marketing e Vendas, lembra dos problemas enfrentados por causa da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. “Tivemos empresas que fecharam, a produção foi prejudicada, aumentaram os preços, faltou matéria prima. Os funcionários tiveram que se adaptar ao trabalho em home office, o que proporcionou desabastecimento de peças e incertezas sobre o mercado, as quais ainda seguiram em 2021”.

Falta de insumos provoca queda na venda de veículos novos e fortalece o aftermarket

Mas não foi só o mercado de reposição que foi afetado. “A falta de insumos para a produção de veículos novos, os preços dos automóveis novos foram reajustados, não havia e em alguns casos, ainda não há a pronta entrega. Estes fatores fizeram a frota estagnar, não cresceu como era esperado. Porém a procura por carros seminovos e usados aumentou, como a manutenção destes modelos é necessária, o mercado de reposição foi beneficiado”.

Passado o primeiro impacto da pandemia, o avanço da vacinação proporcionou esperanças de estabilização, o que foi confirmado no decorrer do período. “Mesmo ainda com os efeitos das paralisações e falta de matéria prima, o aftermarket alcançou em 2022 crescimento nos volumes de vendas. E nós da RF Consultoria procuramos auxiliar os clientes a entender e superar estes desafios, pois estamos o máximo possível presentes com diversos tipos de ações em todos os elos da cadeia, no caminho das peças, desde sua produção até aplicação no veículo”.

Ricardo Ribeiro- RF Consultoria, Marketing e Vendas, considera que há boas perspectivas para o aftermarket em 2023

Resultados obtidos em 2022 incentiva a projetar boas perspectivas para o aftermarket em 2023

Estamos próximo do inicio de um novo ano, o mercado reagiu, as adversidades são superadas e a roda da economia gira em novo ritmo. Sendo assim, o que esperar em 2023?

Ribeiro, com a experiência adquirida no mercado de reposição automotiva, por atuar na construção e fortalecimento de marcas em empresas líderes como Cofap Magneti Marelli, Dana Spicer e por 24 anos na Nakata Automotiva, está otimista. “Acredito que para 2023 possamos seguir com velocidade ainda maior, com foco nos investimentos de estoque, na redução de custos da produção, entregas cada vez mais rápidas e eficientes, plataformas e processos que facilitem esse trabalho, e o varejo tenha o abastecimento cada vez melhor e mais rápido. Há várias oportunidades de negócios que temos pela frente, continua a transformação e adaptação dos agentes comerciais frente a todas as mudanças, e novamente vamos colher resultados expressivos em nosso setor do aftermarket automotivo”.

Em 2023 Ribeiro que já integra a área Comercial da PERFECT Automotive, passa também a representar a marca junto aos clientes. Para o próximo ano, a estimativa é de que o segmento de reposição automotiva cresça entre 6 e 7%, ou seja, teremos a confirmação de que o segmento está fortalecido.

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *