O mercado de motocicletas segue aquecido no Brasil. Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), no primeiro trimestre de 2023 foram fabricadas 397.070 unidades no País, numa demonstração de aquecimento desse segmento de mercado. Para atender a demanda do mercado de reposição, as marcas Cofap e Magneti Marelli têm investido fortemente para oferecer um catálogo cada vez mais completo de motos, tendo em vista que, juntas, as marcas oferecem mais de 600 códigos.
Carro-chefe da marca Cofap, a linha de amortecedores para duas rodas possui mais de 60 códigos ativos, que cobrem 96% da frota nacional. As peças são desenvolvidas para modelos de baixa, média e alta cilindradas, seguindo as especificações técnicas dos produtos genuínos no sentido de proporcionar a mesma qualidade, durabilidade e confiabilidade do produto original, garantindo a segurança dos usuários, sejam profissionais dedicados à entrega de alimentos e mercadorias, aqueles que utilizam motos ou scooters para se deslocarem ao trabalho bem como os que utilizam as motos para lazer.
Além da linha de amortecedores Cofap, com as famílias convencional (bishock) e monoshock, fazem parte do catálogo da marca, para motos, tubos internos (suspensão dianteira), kits de transmissão (corrente, coroa e pinhão), kit coxim da coroa, pastilhas e patins de freio e cabos de comando, que é o mais recente lançamento da marca para o segmento de duas rodas.
Os cabos de comando para motocicletas Cofap são produzidos em aço e atuam dentro de um tubo metálico flexível com revestimento plástico. São aplicados nos sistemas de acelerador, afogador, embreagem, freio, tacômetro (conta-giros) e velocímetro. Alguns modelos contam com vedadores do tipo sanfona na extremidade, que evitam a entrada de água e poeira e, assim, protegem os cabos contra o desgaste. Esse protetor é dimensionado conforme as especificações das montadoras e evita, também, eventuais contatos do cabo com o chassi da moto, além de garantir a eficiência do movimento do cabo dentro do tubo protetor. Essa linha chega ao mercado com 148 códigos e aplicações para as montadoras Honda, Suzuki e Yamaha.
As famílias do segmento de freios para motocicletas Cofap também merecem destaque. O catálogo conta, hoje, com 51 códigos de pastilhas e patins que atendem modelos das montadoras BMW, Dafra, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha e garantem cobertura de pelo menos 85% da frota e têm conquistado cada vez mais espaço nos distribuidores e lojas de motopeças.
As pastilhas e patins de freio para motos com a marca Cofap são homologados de acordo com o parâmetro das peças originais. Vale enfatizar que os patins de freio Cofap são fornecidos com as molas, o que facilita o reparo e garante melhor desempenho do produto. Ainda esse ano a Cofap anunciará novos códigos para a linha de pastilhas de freio moto.
Os kits de transmissão e os tubos internos Cofap são produzidos estritamente dentro dos parâmetros do equipamento original, inclusive em relação ao tipo de aço utilizado e tratamentos térmicos e superficiais, além das tolerâncias dimensionais. Isso garante maior vida útil aos componentes, similares às do produto genuíno e superior aos da concorrência, o que se reflete num melhor custo-benefício, ou seja, mesmo custando pouco mais do que seus concorrentes, duram bem mais, gerando economia ao longo do tempo.
É importante ressaltar também que os kits de transmissão Cofap possuem características técnicas muito superiores àquelas especificadas pela certificação Inmetro, exigida para todos os kits transmissão comercializados no Brasil, o que reforça a qualidade, confiabilidade e durabilidade das correntes, coroas e pinhões dos kits Cofap.
Para finalizar os itens do catálogo para motos, os kits coxins de coroa Cofap, produzidos em material resistente para suportar as vibrações originadas pela transmissão da força do motor para a coroa que movimenta a roda traseira das motos, componente que deve ser substituído a cada troca do kit de transmissão de modo a garantir o funcionamento adequado do conjunto, sem ruídos ou vibrações.
Confira os principais lançamentos do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.