O sistema de suspensão é composto por diversas peças, entre elas, pode se dizer que os amortecedores são os protagonistas do conjunto, no entanto, os outros componentes também têm atuação fundamental para garantir a dirigibilidade, estabilidade e conforto do veículo, como os batentes do amortecedor. Constituído por espuma polimérica, o batente engloba a haste do amortecedor, onde a mola fica encaixada, e tem como principal função absorver e contribuir com a diminuição dos impactos sofridos pelo automóvel, evitando, assim, desgaste prematuro de outras peças, como a mola. Por isso, a Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição, líder em sistema de suspensão, recomenda ter atenção aos indícios de que os batentes podem estar comprometidos.
Mau desempenho do sistema de suspensão, ruídos, impactos bruscos ao trafegar por lombadas e buracos podem apontar problemas no batente do amortecedor.
Outra dica que a Nakata apresenta que pode indicar desgaste dos batentes do amortecedor é a deterioração do polímero. Devido ao esfarelamento do polímero do batente pode haver presença de substâncias abrasivas na haste dos amortecedores, indicando o momento da troca.
Ocorrência de vazamentos também pode ser indicativo de que o batente e o amortecedor devem ser substituídos.
Sobre a Nakata – Com 70 anos, a Nakata, marca da Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de frenagem, transmissão, direção e suspensão.
Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.