Nas edições passadas, apresentamos o novo sistema de transmissão de torque para veículos 4X4 de alto nível, chamado acoplamento Haldex, nome dado como referência ao inventor do sistema. Estudamos sua construção geral e, nesta edição do Jornal, veremos passo-a-passo o funcionamento de seus componentes individuais.
A EMBREAGEM MULTI-DISCOS
O eixo de entrada da embreagem, indicado em azul na figura, está conectado ao eixo cardan. Os rolamentos de roletes para o pistão de acionamento e o pistão de trabalho, bem como para os discos externos, estão aplicados todos juntos quando o eixo de entrada gira.
O pistão de acionamento e o pistão de trabalho são pistões anulares. O eixo de saída, indicado em vermelho na figura, forma uma unidade com a placa de acionamento através da cabeça do pinhão. Os discos internos também estão conectados ao eixo de saída através dos dentes longitudinais do conjunto.
CONJUNTO HALDEX – Figura 1
FUNÇÃO
Quando existe uma diferença de rotação entre os eixos de entrada e de saída, o eixo de entrada junto com o rolamento do pistão de acionamento gira ao redor da placa de acionamento do eixo de saída, que ainda está estacionária.
O rolamento do pistão de acionamento gira ao redor da superfície ondulada da placa de acionamento, transferindo estes movimentos para cima e para baixo ao pistão de acionamento.
Isto faz com que o pistão de acionamento gere um movimento de levantamento, fazendo com que a pressão hidráulica aumente. Esta pressão hidráulica é direcionada ao pistão de trabalho via tubo de óleo. A pressão força o pistão de trabalho a se mover para a esquerda contra o rolamento e placa de pressão do conjunto de discos de embreagem.
Desta maneira, o conjunto de discos é comprimido.
CONJUNTO HALDEX APLICADO – Figura 2
O eixo de entrada e o eixo de saída das embreagens estão agora interconectados, conectando desta maneira ambos os eixos dianteiro e traseiro, e fazendo com que a tração se torne 4X4.
Quando ocorre uma diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro, a carcaça dos discos externos, junto com os rolamentos, gira em torno do eixo de saída de maneira que os rolamentos do pistão de acionamento rolem sobre a placa de acionamento.
Devido à forma da placa de acionamento, os rolamentos do pistão de acionamento seguem um trajeto ondulado e transferem o movimento de levantamento aos pistões de acionamento alojados na carcaça.
O eixo de saída, com suas estrias para os discos internos, combina com a placa de acionamento e a cabeça do pinhão formando uma só unidade.
Para facilitar a visualização do sistema, mostramos aqui a placa de acionamento (figura 3) com dois cames. Na realidade, existem três cames na placa de acionamento. A função permanece inalterada.
CONJUNTO HALDEX APLICADO – figura 3
Os rolamentos mostrados na mesma figura 3 estão aí somente para sua informação.
A carcaça da embreagem externa, junto com as estrias da placa da embreagem externa e o formato dos rolamentos, combina com o eixo de entrada para formar uma só unidade.
O movimento de elevação do pistão de acionamento produz um pressão hidráulica que age no pistão de trabalho através do duto de óleo e empurra o pistão para a esquerda.
A pressão hidráulica é então transferida através da placa de pressão externa aos discos de embreagem através dos rolamentos do pistão de trabalho. A embreagem então é aplicada e assim interconecta o eixo dianteiro ao eixo traseiro.
Os rolamentos estão localizados na carcaça da embreagem externa, conforme mostra a figura 4.
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