fbpx

Manutenção da correia é essencial para a boa performance do motor

Peça-chave para o funcionamento do motor, a correia sincronizadora, também conhecida como correia dentada, precisa de atenção especial durante a manutenção do carro. Como outras peças mecânicas, as correias possuem vida útil limitada e precisam ser substituídas periodicamente, conforme recomendações dos fabricantes expressas no manual dos veículos.

A principal função da correia é manter a sincronia entre o virabrequim e o comando de válvulas, que são os principais eixos do motor. Com a quebra da peça ocorre a interrupção na sincronia do conjunto, resultando na parada total do veículo. Em alguns casos, os prejuízos podem ser maiores e se estender para o motor, chegando a uma diferença de custo que pode ser até 100 vezes maior do que a troca da peça.

A Bosch recomenda que, durante a troca da correia, seja também avaliado o estado das polias e dos tensionadores, para assim garantir a eficiência da peça e evitar seu desgaste precoce.

“A manutenção das correias precisa ser realizada por mecânicos especializados, para não causar problemas de quebra em caso de má instalação, montagem incorreta, tensionamento inadequado, presença de resíduos e óleo por falta de limpeza durante a troca”, alerta Daniel Angelo, especialista em conceito de oficinas da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch.

Confira as principais dicas técnicas para o seu carro no portal da Revista Reparação Automotiva e nas nossas edições da Revista Digital.

Acompanhe também as nossas redes sociais e o nosso canal do YouTube para mais informações sobre o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *