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Como fazer a troca do reservatório de expansão do fluido de arrefecimento VW Gol 2010

A troca do reservatório de expansão do fluido de arrefecimento é um procedimento simples na maioria dos automóveis.

Para orientar como proceder à correta instalação do reservatório, o Técnico da Gonel, William T. Churai, explica passoa- passo como o profissional deve realizar a troca e os cuidados a serem tomados.

O período para a limpeza do sistema de arrefecimento deve ser o recomendado pelo fabricante, ou seja, a cada dois anos. A troca do reservatório é indicada quando o mesmo encontra-se com obstrução visual do nível do fluido, quando o reservatório apresentar fissuras, trincas ou a cada 35.000 km. “É importante lembrar que estamos chegando ao verão e a época de férias onde geralmente o sistema de arrefecimento e o estado do reservatório devem ser observados e por segurança substituídos”.

DICAS AO REPARADOR

Como dica para o reparador, a Gonel ressalta a importância de orientar ao cliente na hora da troca do reservatório. “Quando o veículo tem muita idade, é preciso realizar a troca das mangueiras e abraçadeiras para evitar possíveis vazamentos.

Outra recomendação ao cliente é sempre na troca do reservatório substituir também a tampa. “Principalmente nos veículos Volkswagen, que o sistema de vedação da tampa é interno, ou seja através de um anel oring, que realiza toda a vedação”.

William explica que quando o reservatório é trocado, a tampa também já está com o seu sistema de válvula e vedação desgastados e consequentemente poderá apresentar vazamentos, por isso a importância da substituição da tampa também.

PASSO-A-PASSO DA TROCA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO DO FLUIDO DE ARREFECIMENTO NO GOL 2010, 1.0, GERAÇÃO 5

Em primeiro lugar é necessário esperar o motor do automóvel esfriar para a realização do procedimento, pois o fluido estará em uma temperatura muito alta, perto do 100oC.

Desconectar a mangueira inferior do radiador, para a drenagem do fluido de arrefecimento.

Pressurizar o sistema para eliminar todo o fluido antigo.

Remover os dois parafusos de fixação, as abraçadeiras do bico superior e inferior, desconectar as mangueiras e retirar o reservatório na posição vertical.

Em seguida, o reservatório de expansão é retirado do veículo.

Após, o profissional deve substituir pelo novo reservatório, de acordo com o modelo do veículo, no caso o reservatório utilizado foi o Gol G-1028, da Gonel. E, em seguida, deve apertar os parafusos, conectar as mangueiras e abraçadeiras.

O profissional após a montagem deve colocar a água para escoar pelo sistema e fazer sua limpeza.

Colocar o fluido de arrefecimento, em média entre 5 e 6 litros.

Obs.: O fluido retirado do sistema de arrefecimento não pode ser descartado no ambiente e na rede de esgoto, pois contém etilenoglicol, que é um agente muito poluente para ambientes aquáticos.

No caso, a Gonel recomenda um aditivo de boa qualidade e que atenda as normas de aditivos. Foi utilizado o aditivo Gonel diluído código GD-029 que já vem pronto para uso, ou seja, contém o aditivo concentrado e a água desmineralizada na proporção de 50%.

O profissional deve deixar o carro ligado por um período para deixar circular o fluido e completando caso necessário, se o nível ficar abaixo do mínimo.

Após, deve esperar a ventoinha ser acionada e com isso, saberemos que o aditivo circulou por todo o sistema e que o nível já está estabelecido.

Nesta fase, pode ser percebida uma pequena expansão do fluido.

Realizados todos os procedimentos, a troca está concluída, o tempo médio de trabalho é de 1 hora, de acordo com William, da Gonel.

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