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Como trocar o escapamento da Chevrolet Montana

Composto pelo tubo do motor, catalisador, silenciosos intermediário e traseiro, que formam o sistema de exaustão do veículo, o escapamento da chevrolet montana tem a função de filtrar e reduzir a emissão de gases quentes do motor e controlar ruídos.

A troca do sistema de exaustão depende do estado das peças, o profissional pode trocar apenas um componente que não irá interferir no desempenho do automóvel. Para isto, o técnico da Tuper, Henrique Antonio Rocha, dá dicas de como realizar a troca e os cuidados necessários.

HORA DA TROCA

De acordo com o técnico, não existe um período de troca exato para o escapamento. É preciso estar atento aos ruídos ou barulhos apresentados debaixo do carro. “Quando ouvir é aconselhado que o condutor se dirija a uma loja especializada para fazer a inspeção visual e manual”.

A necessidade de substituição também depende do maior uso do carro, quanto menos o veículo é utilizado mais estraga o escapamento, pela água depositada em seu interior, e quanto mais utilizado menor a probabilidade de trocá-lo.

Para Rocha, o correto é sempre realizar uma manutenção preventiva no automóvel quando ouvir algum ruído estranho no escapamento ou antes de uma viagem, para evitar surpresas no caminho.

RECOMENDAÇÕES

É importante verificar as peças que serão instaladas e utilizar marcas reconhecidas no mercado para garantir o bom desempenho do sistema.

Após a troca, o técnico orienta a reciclagem do escapamento. O reparador deve encaminhar todos os componentes a empresas especializadas ou até mesmo vender o material como sucata.

PASSO-A-PASSO DA TROCA DO ESCAPAMENTO NO CHEVROLET MONTANA 2008, ECONOFLEX 1.4

1 – Realize uma inspeção visual e manual do que precisa ser trocado no escapamento. No veículo utilizado foi identificada a necessidade da troca completa do sistema de exaustão (tubo do motor, catalisador, silenciosos intermediário e traseiro).

2 – Na remoção dos componentes do escapamento é recomendado que ele comece pelo silencioso traseiro, seguido pelo intermediário e catalisador. Obs.: Nesta ordem poderá realizar o trabalho sozinho e as peças não ficarão soltas, não precisando da ajuda de outro profissional, caso comece pela frente, ele precisará de ajuda para segurar as peças.

3 – O profissional deve passar o Spray Anti- Ferrugem para soltar os parafusos e porcas, e retirar os coxins e abraçadeiras do escapamento.

4 – No silencioso traseiro, o profissional deve tirar as abraçadeiras com a utilização de uma chave adequada para abri-las.

5 – Para retirar o silencioso ele pode utilizar uma serra manual ou disco de corte, alicate de corte e maçarico, de acordo com o que tem em sua oficina. Obs.: No veículo que contém os componentes originais, o escapamento vem completo, por isso é necessário cortar. Caso não seja preciso a troca completa no veículo com escapamento original, ele deve tomar cuidado no corte para não estragar o silencioso intermediário.

6 – Removido o silencioso traseiro, o profissional deve seguir os mesmos procedimentos para retirar os coxins, abraçadeiras e parafusos e remover o silencioso intermediário.

7 – Após, o profissional deve tirar os quatro parafusos de fixação do protetor de cárter para retirar o tubo do motor e catalisador. Obs.: É aconselhável, caso haja necessidade da troca do tubo de motor, passar o Spray Anti-Ferrugem nos parafusos, pois podem dificultar a remoção devido à ferrugem.

8 -Retire os parafusos do tubo de motor.

9 -Em seguida, o profissional deve retirar o tubo de motor. Obs.: Segundo o técnico, é possível realizar a troca somente do flexível do motor, conforme necessidade, neste caso é preciso utilizar a ferramenta apropriada, como uma solda elétrica.

10 – Retire as juntas do tubo do motor. Obs.: Sempre substituir por juntas novas, o mesmo caso com abraçadeiras, borrachas e coxins novos, pois evitam que o escape desprenda ou cause vazamentos.

11 -Em seguida, retire o catalisador. Para isto, o profissional com o veículo no elevador deve afrouxar os parafusos do catalisador para facilitar sua retirada pela parte superior do automóvel. Obs.: Para retirar o catalisador no veículo utilizado é aconselhável remover os três cabos de vela, para ser mais fácil o manuseio.

12 – Após desconecte o plug da sonda lambda e retire a proteção. Obs.: Neste caso, o profissional deve ter atenção para não cortar o fio da sonda com a proteção.

13 – Afrouxe os parafusos do coletor de escapamento e retire o catalisador. Obs.: No caso da Montana com ar-condicionado a retirada do catalisador oferece uma maior dificuldade pela presença dele.

14- Desconecte a sonda lambda com a ferramenta apropriada.

15 – Retirados todos os componentes o profissional pode começar a substituição. Para iniciar coloque o catalisador novo no veículo, seguindo os procedimentos inversos de sua retirada.

16 – Coloque as porcas com a mão e depois utilize a ferramenta adequada para a fixação do catalisador.

17 – Em seguida, coloque o intermediário e encaixe o silencioso traseiro com novas abraçadeiras. As abraçadeiras devem ser instaladas no início do corte. O profissional também pode utilizar o Veda Escape na hora de colocá-lo, é importante não exceder na colocação, para não danificar a parte interna do componente. Obs.: O acúmulo de Veda Escape prejudica o desempenho do escapamento e provoca ruídos.

18 – O profissional deve passar moderadamente Veda Escape na parte externa das peças para evitar vazamentos.

19 – Depois de instalado todo o escapamento, faça uma avaliação final para verificar o alinhamento. Obs.: É importante examinar se o escapamento não está encostando no chamado: “túnel do carro” ou em nenhuma parte do veículo.

20 – Para finalizar o procedimento é recomendado deixar o veículo ligado na lenta entre 10 e 15 minutos para que a manta do catalisador fique bem fixada.

Confira mais dicas técnicas no porta da Revista Reparação Automotiva.

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