Mais de 500 reparadores e empresários participam do evento Mundo Pró para conhecer as tecnologias dos automóveis elétricos e híbridos
Por: Rodrigo Samy
Atualização especializada em híbridos e elétricos é destaque em São Caetano do Sul (SP), mais de 500 mecânicos e empresários do segmento da reparação de automóveis estiveram reunidos para conhecer as principais novidades do setor. O evento Mundo Pró, organizado pela Flex Company, que contou com 10 palestras, iniciou na parte da manhã e seguiu até o fim do dia.
De acordo com Francisco Almeida, idealizador do projeto que chega a sua segunda edição, os híbridos e elétricos chegaram em uma proporção nunca vista antes e com essa chegada aumentam-se as oportunidades na sua carreira, mas, ao mesmo tempo, amplia-se o risco para os profissionais que não estão se preparando para atender essa grande demanda.
“Os profissionais que não estiverem preparados para essa mudança, que parecia estar muito distante, arriscam perder espaço no mercado de trabalho. Por isso, é necessário oferecer conhecimento de qualidade e informação técnica especializada”, explica Almeida.
Não à toa, a programação do Mundo Pró VHE foi formulada a partir de uma mescla de conteúdo administrativo com outra parte mais técnica. O engenheiro Val Arrais, por exemplo, falou sobre veículo movido a hidrogênio. O palestrante criou recentemente dois carros elétricos ao lado da Moura, que inclusive foram apresentados no Salão Latino Americano de Mobilidade elétrica de São Paulo, e foi o percursor do carro elétrico no Brasil.
“A palavra de ordem é a descarbonização e, com isso, a indústria está se movimentando entre híbridos e elétricos. Na minha palestra eu falo de carros a hidrogênio, uma opção futura, onde veículos são movidos pela reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio, gerando eletricidade para alimentar um motor elétrico, com única emissão de água. No entanto, a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio ainda é limitada em muitas regiões do mundo”, acrescenta ele. Apesar disso, essa tecnologia promissora representa uma alternativa ecológica aos veículos tradicionais movidos a combustíveis fósseis. Empresas como Toyota e Hyundai têm investido no desenvolvimento e popularização de carros a hidrogênio.
Rodrigo Santana, especialista em baterias, e proprietário da On Tech, loja que atende projetos personalizados para veículos híbridos e elétricos, falou no palco sobre diagnóstico e laudo. Segundo ele, uma das grandes falhas é não saber a especificação correta ou a demanda do veículo que está sendo atendido. “Com o aumento dos componentes embarcados, há carros que utilizam hoje baterias de lítio só para cuidar de alguns componentes”, explica o microempresário que já diagnosticou modelos da Tesla que circulam no Brasil.
Nessa mesma onda de componentes que chegaram aos carros para ampliar a segurança, o palestrante, Alessandro de Souza, contou sobre sistema ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, em inglês Advanced Driver Assistance Systems). Ele destacou que essas tecnologias incluem recursos como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, assistência de estacionamento, detecção de ponto cego e sistemas de frenagem autônoma de emergência e utilizam sensores, câmeras e radares para coletar informações do ambiente ao redor do veículo, auxiliando o motorista em diversas situações de tráfego. “Esses sistemas representam um passo importante em direção à condução autônoma com o potencial de reduzir acidentes de trânsito, e por isso, é importante o mecânico entender e saber cuidar ou acertar, pois é uma tendência natural da indústria”, destacou o mecânico.
Sergio Santos, consultor, destacou a precificação do serviço para híbridos e elétricos. O reparador ressaltou que no mercado de hoje é importante saber cobrar e investir em equipamentos e conhecimento. Ele também disse que atualmente é necessário conhecer a demanda da região e o tipo de cliente que se atende. “Há aquele dono de carro que pensa que você é o psicólogo dele. Até então tudo bem, mas você cobra por isso?” Pergunta ele.
Em uma linha semelhante, mas mais voltada ao atendimento palestrou, Christian Salgueiro, atuante na indústria automotiva. Entre os detalhes da exposição dele esteve como saber atender da melhor forma o dono de um híbrido ou elétrico. “Será que o modelo de recepção e de análise será igual da dos modelos movido a combustão?”
Wellington Damasceno, diretor administrativo do sindicato dos metalúrgicos do ABC, fez uma apresentação sobre o mercado mundial automotivo. Na palestra, ele colocou como estão e como funcionam as relações comerciais entre o Brasil e os países parceiros. Ele também antecipou que a unidade Anchieta da Volkswagen vai produzir modelos eletrificados.
Levando toda a experiência no desenvolvimento de produto, integração e validação de módulos e sistemas eletrônicos de todos os tipos de veículos (EV, PHEV, HEV e ICE), o engenheiro especialista em sistemas de eletrônica de potência AC e DC, com a utilização de baterias de chumbo ácido, íons de lítio e células a combustível direta na geração de H2, Rodrigo Koji, palestrou sobre baterias de lítio.
Fora do ambiente das palestras, os inscritos podiam acompanhar a exibição de soluções da indústria automotiva. Entre elas as ferramentas da Würth e a apresentação de um totem com as soluções da Revista Reparação Automotiva. Na parte externa ainda estava em exibição um Peugeot 3008 e uma van oficina da Würth. De acordo com o gerente da empresa multinacional alemã com mais de 9.000 produtos, Evandro Cordova, há cerca de 100 utilitárias igual a exposta rodando pelo Brasil. “A ideia é levar o melhor dos nossos produtos às oficinas”, conta ele.