A cidade de São Paulo representa o maior centro de consumo de todo o país. É a mais populosa, maior centro financeiro e mercantil e exerce forte influência sobre todos os demais municípios e capitais brasileiras.
No censo do IBGE de 2022 registrou-se 11,5 milhões de habitantes apenas na capital bandeirante, sendo que a região metropolitana que engloba mais 38 municípios forma um contingente humano de mais de 22 milhões de pessoas. Possui o 16º maior PIB do mundo, 1º da América Latina e também do Brasil.
Perfil econômico da cidade.
O PIB estimado para 2024 na cidade de São Paulo é de R$ 1 trilhão, cerca de 10% de todo o país, ou seja, sozinha supera o acumulado de 13 (dos 27) estados da federação. Da composição desse PIB estima-se que apenas 0,01% seja derivado da produção agropecuária no município, 11,1% de produção industrial, 81,53% de serviços e 7,35% da administração pública.
Entre lojas de varejo, oficinas mecânicas e outros pontos de negócios com autopeças na cidade, existem cerca de 21,4 mil pontos de negócios – conforme demonstrada na tabela abaixo:
Pontos de Negócios(apenas cidade de SP) | Números | |
Lojas de Varejo | 2.970 | |
Centros Automotivos | 2.450 | |
Auto Elétrico | 560 | |
Retíficas de Motores | 350 | |
Postos de Combustíveis | 2.860 | |
Concessionárias de Marcas | 580 | |
Frotistas de Caminhões | 4.810 | |
Frotistas de Ônibus | 1.390 | |
Oficinas Mecânicas | 4.600 | |
Oficinas de Funilaria | 520 | |
Oficinas e Varejo de Motopeças | 280 |
A frota automotiva da cidade de São Paulo.
O sistema viário do município é notadamente heterogêneo, especialmente do ponto de vista rodoviário, afinal quase 15 milhões de pessoas circulam pela região metropolitana diariamente, usando para isso o transporte público constituído por ônibus, metrô e trens, além de veículos particulares como autos e motos.
Abaixo uma tabela da distribuição segmentada dos modais de transporte que servem a cidade de São Paulo, com respectivos números:
Modais de Transporte | Números (apenas cidade de SP) |
Automóveis | 4.420.000 |
Comerciais Leves | 652.500 |
Ônibus (Urbanos e Rodoviários) | 37.000 (incluindo micro-ônibus) |
Caminhões | 153.500 |
Motos e ciclos | 850.000 |
Linhas de Metrô e Trens (em km) | 377 km com 184 estações (região metropolitana) |
A previsão da demanda de peças e serviços para a cidade de São Paulo equivale a um porcentual de 8,74% de tudo que deverá ser consumido no país em 2024, considerando que em circulação de dinheiro o setor deverá gerar e movimentar cerca de R$ 75 bilhões, ou seja, R$ 6,5 bi só na cidade.
Na tabela acima foi incluída a linha referente ao estado de São Paulo, para se permitir avaliar e comparar a representatividade da cidade sobre o estado, que é de 29,7% do todo.
Entre os segmentos da frota, nota-se que a linha leve possui uma participação maior que nas linhas pesada e de motos, resultado direto dos cálculos que consideram as frotas de cada segmento que circulam na cidade.
Sergio Duque, * Economista, pós-graduado em Marketing e professor universitário. Há 30 anos atua no mercado de reposição de autopeças