A Stellantis Ventures, visando fortalecer sua posição estratégica no mercado, realizou um investimento significativo na Tiamat, uma empresa francesa especializada no desenvolvimento de baterias de íons de sódio. A tecnologia da Tiamat se destaca ao afirmar a ausência de elementos como lítio e cobalto em suas baterias, promovendo assim uma alternativa mais econômica por quilowatt-hora (kWh) em comparação com as baterias convencionais de íons de lítio. A ampla disponibilidade de sódio na natureza oferece vantagens tanto em termos de sustentabilidade quanto de soberania material.
Ao planejar utilizar o novo investimento para construir uma fábrica de baterias de íons de sódio na França, a Tiamat direciona seus esforços para atender às demandas de diversas aplicações, desde ferramentas elétricas até sistemas de armazenamento estacionário. Além disso, a empresa tem a visão de expandir sua linha de produtos para incluir baterias de segunda geração voltadas para aplicações em veículos elétricos (EV).
No contexto do setor automotivo, a Stellantis estabeleceu metas ambiciosas em seu plano estratégico Dare Forward 2030, visando alcançar 100% das vendas de veículos elétricos de passageiros na Europa e 50% nos Estados Unidos até 2030. Para cumprir esses objetivos, a empresa reconhece a importância de garantir uma capacidade considerável de bateria, estimada em cerca de 400 GWh. Além do investimento na Tiamat, a Stellantis também está explorando outras tecnologias, como baterias de estado sólido em parceria com a Factorial Energy e a química de lítio-enxofre em colaboração com a Lyten.
Vantagens da tecnologia de baterias de íons de sódio: Destaca-se a ausência de elementos como lítio e cobalto, tornando as baterias mais econômicas por quilowatt-hora (kWh) e ampliando a disponibilidade de matérias-primas.
Sergio Oliveira
Do ponto de vista comercial, a tecnologia de baterias de íons de sódio oferece vantagens significativas, principalmente devido ao seu custo mais baixo em comparação com as baterias de lítio tradicionais. Isso pode resultar em produtos finais mais acessíveis para os consumidores, aumentando assim a competitividade no mercado de veículos elétricos.
No entanto, do ponto de vista técnico, os reparadores e técnicos de manutenção podem encontrar desafios específicos ao lidar com essa nova tecnologia. Embora as baterias de íons de sódio possam ser mais sustentáveis e economicamente viáveis, a falta de familiaridade com esse tipo de sistema pode exigir treinamento adicional para os profissionais do setor de reparação e manutenção. Além disso, a durabilidade e a eficiência dessas baterias em comparação com as de íons de lítio ainda precisam ser completamente avaliadas.
Em resumo, o investimento da Stellantis na Tiamat e na tecnologia de baterias de íons de sódio representa um passo significativo em direção a uma indústria automotiva mais sustentável e competitiva. No entanto, é essencial considerar os desafios técnicos e comerciais associados à adoção dessa nova tecnologia, especialmente no que diz respeito à capacitação dos profissionais de reparação e manutenção e à sua viabilidade a longo prazo no mercado.