Você já deve ter escutado frases clichês como “a união faz a força” ou “juntos somos mais fortes”, não é mesmo? E o que o associativismo isso tem a ver com o setor automotivo? Tudo!
Os grupos de oficinas mecânicas são a salvação para muitas empresas hoje em dia. E os benefícios são os mais diversos: compartilhamento de informação técnica, compra de ferramenta em conjunto, acesso a literaturas e manuais de reparo, auxílio a clientes em outros estados, dicas de gestão e finanças, capacitação técnica e até viagens internacionais para buscar novidades do segmento em feiras renomadas, como a Automechanika de Frankfurt, na Alemanha.
Quem observa de fora muitas vezes não entende como “concorrentes” possam ser tão unidos e engajados por uma causa, mas fica cada vez mais evidente que, as empresas que fazem parte desse associativismo se destacam em suas regiões. Esses empresários deixam de lado o ego e seu espírito competitivo para dar lugar a união e solidariedade com a classe. Doam seu tempo e experiência em prol de ajudar todos os membros daquela comunidade.
Quando conheci o primeiro grupo de oficinas mecânicas no estado de Santa Catarina, quebrou um paradigma enorme que eu tinha. Como empresários podem se unir, mesmo sendo concorrentes? Como eles conseguem ter espaço no mercado e trabalhar para conquistar novos clientes sem quebrar essa parceria? As perguntas borbulhavam, e hoje, 6 anos após o primeiro contato, me pergunto como ainda existem empresas que não fazem parte destes movimentos.
As associações e grupos que conectam os empresários do setor da reparação automotiva elevam o nível das empresas. Trazem uma bagagem enorme de conhecimento, desafios e conquistas que são compartilhadas por seus membros. Envolvem os novos, que recém abriram seu espaço e dão seus primeiros passos como empreendedores e os coloca sentado a mesa com quem está na área a mais de 30 anos, e pode ajuda-los a trilhar o seu caminho com muito mais segurança.
Outro ponto positivo dentro do movimento de associativismo é a confiabilidade que essas empresas transmitem ao consumidor, que passam a olhar a empresa com muito mais seriedade e confiança, ao enxergar nela não somente um nome de referência, mas uma comunidade disposta a resolver o seu problema, de forma justa e correta.
As fábricas não ficam de fora da equação. Quando associações de oficinas mecânicas batem a porta de grandes indústrias da reparação automotiva, elas se abrem com muito mais facilidade para o entrosamento entre as partes. É uma relação de ganha-ganha, pois, a indústria precisa do mecânico assim como o mecânico precisa da indústria, seus produtos e suporte técnico.
Por fim, fica claro que as empresas, quando dispostas a se ajudarem, conseguem impulsionar melhor o seu negócio, e aqui vem o outro clichê que você já deve ter escutado e que faz total sentido para este momento: “Sozinho vou mais rápido, mas juntos vamos mais longe.”