Em 2022 a Autopar quebrou todos os recordes em número de expositores e visitantes. Na edição 2024, a Diretriz, promotora da feira, preparou-se para realizar um evento ainda melhor. Além dos expositores, são várias as palestras que acontecerão nos quatro auditórios do ExpoTrade Pinhais. A promotora também readequou serviços, melhorou a iluminação, a comunicação no pavilhão, entre outros, para oferecer melhor experiência ao público em geral. São mais de 600 expositores os quais irão mostrar seus produtos e serviços entre os dias 08 e 11 de maio. Cassio Dresch, representante da Diretriz Feiras e Eventos, explica quais foram as melhorias promovidas e as expectativas para a Autopar 2024.
REPARAÇÃO AUTOMOTIVA: Quais as melhorias que a Diretriz implementou para os expositores e visitantes na Autopar 2024?
Cassio Dresch: Feira é um processo contínuo que possui início e meio, mas cujos resultados finais não podem ser condensados numa data ou numa ocasião especial. O mesmo se diz sobre sua forma.
Feiras técnicas de grande porte, mesmo que na sua essência apresentem-se com o modelo vencedor que as trouxe a esta condição, tendem a traduzir nuances de comportamento social e do ambiente de negócios de forma a torná-la moderna, contemporânea.
Para expositores, muitos dos serviços relacionados à montagem foram readequados, o horário de atendimento estendido; iluminação, comunicação e serviços do pavilhão foram igualmente ampliados.
Não bastasse isso, agregarmos área expositiva significativa, extremamente bem posicionada objetivando acomodar novos expositores (apenas parte deles considerando que há lista de espera).
Houve considerável avanço na sinalização, na mobilidade e no atendimento do visitante de forma a tornar a experiência mais agradável com um receptivo mais equipado e capaz de dar rápida vasão às demandas. Notadamente no horário de abertura da Autopar.
RA: Na edição passada a Autopar recebeu um bom volume de visitantes estrangeiros. Este ano a marca será superada?
CD: As nossas projeções, que tomam por base demanda por material impresso e registro de chamadas realizadas pelas mais de 600 marcas que hoje perfazem o universo expositor da feira, bem como o número de pré-cadastros de profissionais, projetam, até este momento, uma visitação duas vezes acima da registrada em 2022, que já foi excepcional
RA: Além dos produtos e serviços mostrados pelos expositores, quais os eventos destinados a promover conhecimento aos participantes estão programados?
CD: Temos quatro auditórios, um deles com capacidade para 280 pessoas, que se encontram com todos os horários tomados. De fato, fomos obrigados a rejeitar muitas solicitações, pois, literalmente, não há 1 cm² livre no pavilhão para acomodarmos um expositor que seja – e o mesmo acontece com os auditórios. Nesta edição além de dezenas de expositores, também influenciadores e profissionais de renome no universo do aftermarket automotivo brasileiro estarão desfilando nos corredores, nas lives, no estúdio da Record (Grupo Ric de Comunicação), parceiro de comunicação oficial da Autopar. Nas salas e auditórios acontecerão palestras, apresentações e workshops com conteúdo adequado aos propósitos da Autopar, tentando trazer o maior volume de conhecimento das particularidades que cercam o mercado de duas a “n” rodas brasileiro.
RA: O mercado da reposição independente, o qual envolve fabricantes, distribuidores, lojistas e reparadores, nos dias atuais eles buscam conhecimento sobre veículos híbridos e elétricos. Sobre este tema, o que este público irá encontrar na Autopar?
CD: Somos especialistas em feiras, é bom que se diga! Opinar sobre algo tão específico demanda conhecimento sobre preferências e particularidades a respeito de um mercado ou um nicho de mercado que a julgar pelo universo expositor da Autopar ainda procura, como poderíamos dizer, “um lugar de fala”. O aftermarket automotivo soube como adequar-se a todas as inovações tecnológicas apresentadas nos veículos que circulam no transporte essencialmente de cargas e, obviamente, pessoas. Independentemente do cenário que virá a se apresentar o que posso afirmar é que as feiras profissionais do segmento continuarão a ser o palco mais disputado para avaliação de cenário e, estou convicto, para prospecção de negócios.
RA: Em 2022 a Autopar quebrou todos os recordes de expositores e público visitante. O número de expositores cresceu nesta edição? A mostra paranaense receberá mais visitantes? Quanto gerou em negócios a edição passada e qual a expectativa para esta edição, mais um recorde será quebrado?
CD: Há muito deixamos de avaliar um evento pela lupa dos negócios nela realizados. A razão essencial para isso é a de que uma feira não pode ser traduzida, quantificada ou decodificada pelo seu período de realização.
Sem entrar no mérito se as informações obtidas junto aos expositores eram fidedignas, passamos a avaliar a feira por números sobre os quais temos controle.
Neste caso, sim, podemos afirmar que será mais uma edição de recordes. Crescimento no número expositores cujo processo foi freado apenas por questões físicas (esgotamento de áreas disponíveis para locação) e estamos nos preparando da melhor forma possível para isso.
Receberemos um público extraordinário de todo o Brasil e da maioria dos países do Continente. De fato, já temos, hoje, o maior evento de aftermarket automotivo do continente.
Essa posição será reafirmada e a distância para outras importantes e bem realizadas feiras será aumentada em muito.
Para tanto, contribui não apenas o fato de estarmos há 23 anos no mercado, mas também porque temos o suporte promocional obtido com as outras feiras do segmento que a diretriz faz Brasil afora.
Em 2024, além de estarmos com o Centro de Convenções de Goiânia praticamente esgotado para a terceira edição da CENTROPARTS, de 17 a 20 de julho, estaremos em plena atividade em Minas Gerais com a quinta edição da MINAPARTS, no EXPOMINAS em BH.
A presença dos fluminenses da AUTOPAR também é incrementada pois na cidade maravilhosa estaremos em outubro do ano que vem com a sexta edição da RIOPARTS, no Expomag.
Todas estas feiras acabam aproximando também a AUTOPAR dos outros mercados regionais o que, de resto, projeta o evento no território brasileiro como nenhum outro do segmento.
A Revista Reparação Automotiva também está na Autopar 2024 e realiza a cobertura completa do evento divulgando as informações nas suas redes sociais e podcasts realizados no local. Além disso, distribui a Edição impressa da Revista e promove no dia 09/05 o Evento Futuro da Mobilidade.
Serviço:
AUTOPAR 2024
11ª Feira de fornecedores da indústria automotiva
Data: 8 A 11 MAIO | 2024
Horário: 14:00 ÀS 22:00 – DIAS 08, 09 E 10
09:00 ÀS 16:00 – DIA 11
Local: EXPOTRADE PINHAIS, CURITIBA – PR
Endereço: ROD. DEP. JOÃO LEOPOLDO JACOMEL, 10454 – VILA AMELIA, PINHAIS – PR
Credenciamentos: https://feiraautopar.com.br/