Segundo um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal, foram registradas mais de 4.400 infrações por condução de veículos em mau estado de conservação entre janeiro e abril de 2023. Além disso, a falta de manutenção preventiva tem sido responsável por 30% dos acidentes que ocorrem nas estradas e Maio Amarelo vem para falar da importância vem para falar da importância da segurança do trânsito.
Apesar do alto índice de acidentes causados pela falta manutenção, muitos motoristas ainda não têm consciência da importância de fazer a preventiva dos veículos e o Maio Amarelo vem para destacar isso.
“As pessoas estão dirigindo e não sabem qual o tipo de manutenção que o carro precisa, e isso é gravíssimo, porque se você não sabe o que tem que fazer, você vai deixar a manutenção preventiva de lado, ficando apenas na corretiva”, diz a especialista em mecânica e gestora da Na Oficina, Luciana Felix.
“Essa conscientização para as pessoas fazerem a manutenção preventiva é algo que trabalho há mais de dez anos em minha oficina e há mais de três anos nas minhas redes sociais, para as pessoas conhecerem seu carro”, diz Luciana.
Luciana explica que, “existe a manutenção preventiva e a corretiva, e o que a gente mais vê sendo feito no dia a dia é a manutenção corretiva”, afirma Luciana.
Segundo ela, a manutenção preventiva é fundamental tanto para a segurança do motorista e ocupantes do veículo, quanto para a segurança dos demais motoristas, além de gerar economia financeira. “Então, a manutenção preventiva aumenta a durabilidade das peças do carro e promove um bom funcionamento do veículo.”
Mas, como fazer a manutenção preventiva corretamente? A orientação de Luciana é de que o motorista “siga as orientações do manual do carro, tenha uma oficina de confiança e sempre tenha uma escuta atenta.”
“Sempre verifique no manual do carro quando o óleo deve ser trocado, quando devem ser feitos os ajustes e as substituições da parte de freios, suspensão e direção. Tudo isso faz parte de uma manutenção preventiva”, orienta Luciana.
“Olhe regularmente os pneus e a calibragem deles, pois isso também é manutenção preventiva. Muitos motoristas não fazem isso e acabam tendo a perda precoce dos pneus, pois às vezes calibram os pneus duas vezes no ano, quando o recomendado é a cada 15 dias. Manter as libras na quantidade permite que o pneu rode em segurança aproveitando toda sua vida útil”, afirma Luciana.
Ainda de acordo com Luciana, “quando você acumula manutenções (faz uma manutenção de 10 mil km com 20, e assim por diante), você não está economizando, você está dobrando o seu custo financeiro e você está colocando a sua segurança e a dos demais em risco.”
Para a Luciana, muitos motoristas acreditam que quanto mais forem a uma oficina mecânica, mais gastos terão. “Essa crença precisa ser quebrada, porque quanto mais você vai em uma oficina mecânica para realizar manutenções preventivas, mais você conhece o seu carro, e as manutenções serão mais baratas, diferente de fazer uma manutenção corretiva”, finaliza Luciana.
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