Responsável pelo controle de temperatura do motor, o sistema de arrefecimento, composto de radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor, deve sempre funcionar corretamente para que o motor não seja danificado. “O sistema de arrefecimento faz a troca de calor do motor com o meio ambiente, mantendo, assim, a temperatura ideal para que trabalhe com menos atrito e desgaste interno”, afirma Jair Silva, supervisor de Serviços da Nakata. Segundo Silva, é necessário ter atenção e fazer revisões periódicas, verificando todas as peças que integram o sistema de arrefecimento. “Geralmente, o superaquecimento do motor acontece devido à falta de manutenção preventiva”, ressalta.
Silva revela que várias causas levam ao superaquecimento do motor, entre elas, problemas no radiador, mangueira furada, selo de lobo e cabeçote furados, válvula termostática travada e tampa do vaso expansor danificada. “Quando o defeito é na bomba d’água pode provocar vazamentos do líquido de arrefecimento por meio do selo”, explica. Para que não ocorra superaquecimento e o motor pare de funcionar, a recomendação é efetuar limpeza do sistema de arrefecimento, colocar aditivo na proporção adequada, evitando usar somente água. “Essa prática deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois anos”, finaliza o supervisor de serviços.
Esta e outras dicas sobre a manutenção fazem parte da série de vídeos da Nakata “Meu carro bem cuidado” que está disponível no YouTube http://www.youtube.com/ componentesnakata.
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