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Como a altitude da sua cidade interfere no diagnóstico avançado de injeção

Você sabe qual a altitude de sua cidade, e o que isso tem a ver com o diagnóstico avançado de injeção?

Vamos falar um pouco do sensor MAP Manifold Absolute Pressure (Pressão Absoluta do Coletor) e também o APS Atmospheric Pressure Sensor (sensor de pressão atmosférica) e as alterações do diagnóstico avançado de injeção.

Inicialmente o Sensor MAP era analógico e com a evolução passou a ser digital, as primeiras utilizações foram nas ignições mapeadas ainda nos veículos carburados, isso resolvia o problema do mapa de ignição, mas como a regulagem de mistura estequiométrica era aferida a nível do mar, isso com maior pressão atmosférica, porem os veículos que eram usados em altitudes maiores conforme ia subindo a mistura ia ficando mais rica (menos partículas de ar e a mesma quantidade de combustível), e com isso ocasionando uma carbonização maior, chegando a casos de carbonização excessiva nas velas parando seu funcionamento ocasionando falha naquele cilindro

Já nas injeções eletrônicas o sensor MAP é um dos sensores de maior relevância, pois as informações enviadas pelo sensor são imprescindíveis para que a injeção faça um cálculo bem aproximado, do combustível a ser injetado e o ângulo de avanço, depois o modulo faz o ajuste fino com a resposta da sonda lambda

Entendo esse contexto vamos para a pratica e dar sentido a nossa pergunta inicial.

Escolha em sua oficina vários veículos que tenham seu funcionamento perfeito, faça o teste de leitura no scanner do valor do sensor MAP, somente com a chave de ignição ligada e anote esse valor, se você tiver mais de um scanner anote essa medida para cada scanner que tiver variação, com essa medida você já sabe quando deve ser o valor medido, e poderá usar como base nos testes futuros, nas injeções mais atuais ela tem também o APS dentro do modulo de injeção, neste caso nas leituras será possível examinar as duas e deveram ser idênticas com a chave ligada, já com o motor funcionando a depressão no coletor faz com que esse valor diminua

“920mbar medido em Itapecerica da Serra Grande SP”

diagnóstico avançado de injeção
Mesma cidade com o veículo na marcha lenta

Tenha também esse valor de funcionamento de veículos bons para usar como referência, pode fazer uma tabela em várias rotações, já nos veículos turbos você vai notar que esse valor com o veículo funcionando, começa abaixo do valor inicial, somente com a chave ligada e vai subindo conforme a turbina vai exercendo sua atuação.

Dentre todos os problemas que constatamos no MAP a mais comum é a carbonização, nos veículos que entre o MAP e o coletor a ligação é feita por um tubo,

 Geralmente a uma degradação interna deste tubo, deixando seu diâmetro menor ou restringindo totalmente, já nos veículos em que o sensor vai direto no coletor a carbonização vai direto no corpo do sensor obstruindo parcialmente ou totalmente sua entrada de medição e com isso podendo o valor ficar errado ou totalmente parado durante todo o teste.

Importante saber se o valor inicial está correto para sua cidade pois se o sensor começar errado, comprometera toda a faixa de trabalho deixando o funcionamento do motor totalmente irregular, e essa situação nem sempre gera código de falha, ou as vezes gera um código, mas que não tenha ligação com o MAP, por exemplo gera um código de sonda lambda.

Vamos treinar mais a ver os parâmetros de leitura, termos nossas tabelas de referência, quando temos valores mínimo e máximo no scanner isso não nos dá uma clareza, pois temos que saber qual é o valor ideal no momento do teste, tendo a clareza e os parâmetros, isso ajuda muito no diagnóstico preciso também.

Criem o costume de imprimir o diagnóstico avançado de injeção tanto dos códigos de defeito como dos parâmetros errados que encontrarem e entregar isso para o cliente assim fica mais fácil agregar valor na hora de cobrar o diagnóstico, pois o cliente está com as folhas na mão e isso ativa não só o auditivo, visual, mas também o tato e quanto mais sentidos nos ativarmos na hora da cobrança ela se torna mais fácil.

Temos varias dicas sobre diagnostico em nosso canal do youtube www.youtube.com/@Pedro12298/featured e também se tiver duvidas pode entrar em contato conosco na Ecumix www.ecumix.com.br

Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br / Siga a ECUMIX no Instagram

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