A Aramco, uma das empresas líderes nos segmentos de energia e produtos químicos, assinou acordos definitivos para adquirir uma participação de 10% na HORSE Powertrain Limited, a nova empresa global de motores e transmissões, junto com o Renault Group, o Zhejiang Geely Holding Group e a Geely Automobile Holdings Limited (doravante denominados coletivamente “Geely”). A HORSE Powertrain Limited foi criada em 31 de maio de 2024 pelo Renault Group e a Geely e sua matriz está localizada em Londres, no Reino Unido.
A Aramco vai adquirir uma participação no capital da HORSE Powertrain Limited totalizando 10%, proveniente de partes iguais do Renault Group e da Geely, que por sua vez manterão uma participação de 45% cada. O preço que a Aramco deverá pagar no fechamento da negociação – que está sujeita às condições de conclusão de praxe, incluindo a aprovação pelas autorizações regulamentares – será baseado em uma valorização da empresa de 7,4 bilhões de euros.
Este investimento vai aumentar a contribuição da Aramco para a transição energética mundial, por meio do desenvolvimento e comercialização de soluções de mobilidade mais sustentáveis. Os entendimentos também incluem acordos de parceria para a Aramco e Valvoline em tecnologias, combustíveis e lubrificantes, para melhorar coletivamente as performances da HORSE Powertrain Limited em matéria de motores de combustão interna (ICE).
A Aramco, o Renault Group e a Geely compartilham a visão de que a descarbonização bem-sucedida da indústria automotiva vai exigir a combinação de várias tecnologias – incluindo motores de combustão interna, transmissões e motores híbridos de alta eficiência, combustíveis alternativos como combustíveis sintéticos de baixo carbono e hidrogênio, além da eletrificação dos veículos – para promover a transição energética e a evolução das mobilidades em todo o mundo.
A missão da HORSE Powertrain Limited é assumir a liderança na corrida pelas tecnologias de nova geração de baixíssimas emissões. As capacidades únicas da Aramco, principalmente uma rede global de centros de P&D onde são realizadas pesquisas em torno dos combustíveis sintéticos, hidrogênio e otimização dos motores de combustão interna, vão facilitar o desenvolvimento de soluções descarbonizadas acessíveis e sustentáveis.
Ahmad O. Khowaiter, vice-presidente executivo de Tecnologias & Inovação da Aramco, declarou: “O investimento da Aramco deve contribuir diretamente para o desenvolvimento e expansão global dos motores de combustão interna acessíveis, eficientes e de baixo carbono. Junto com a Geely e a Renault, queremos explorar nosso know-how e nossos recursos de forma conjunta para dar suporte aos avanços revolucionários nas tecnologias de motores e combustíveis. Tendo como grande foco a inovação, nossa meta é oferecer soluções que permitam reduzir as emissões do setor de transportes, atendendo as necessidades das montadoras de automóveis e motoristas. Ao firmar uma parceria de longo prazo entre a Valvoline e a HORSE Powertrain Limited, o Renault Group e a Geely no âmbito deste investimento, também estamos demonstrando a capacidade da Aramco de criar e captar valor em nível global”.
Luca de Meo, CEO do Renault Group, declarou: “A descarbonização da indústria automotiva não vai acontecer sozinha. Ela exige que os melhores players unam suas forças para abrir novos caminhos e encontrar soluções inovadoras. E é isso o que estamos fazendo hoje ao acolher a Aramco como parceira estratégica da HORSE Powertrain Limited. Assim nasce um ‘time dos sonhos’ para reinventar o futuro das tecnologias de combustão interna e híbridas”.
Daniel Li, CEO da Geely Holding, declarou: “Para atingir a neutralidade de carbono serão necessárias sinergias mundiais, soluções tecnológicas multifacetadas e o compartilhamento de know-how. Graças ao apoio e expertise da Aramco na área de tecnologias de combustíveis, a HORSE Powertrain Limited está consolidando seu papel de líder em tecnologias de combustíveis de baixo carbono e descarbonizadas, como o metanol e o hidrogênio”.
Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited, declarou: “Estou muito feliz com a chegada da Aramco à HORSE Powertrain Limited. Graças à sua expertise em combustíveis sintéticos e hidrogênio, ela é o parceiro ideal para que possamos fornecer soluções de ponta em motorizações de baixas emissões e avançar na descarbonização do nosso setor. Juntos, vamos estabelecer um novo patamar em termos de inovação na indústria automotiva”.