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Diferença entre Calibração Estática e Dinâmica de Sistema ADAS

O Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance Systems) é uma tecnologia projetada para aumentar a segurança e melhorar a experiência de condução. Utilizando uma combinação de sensores, câmeras, radares e algoritmos, o ADAS fornece assistência ao motorista em várias situações, como estacionamento, mudança de faixa, frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. Esses sistemas são componentes essenciais para a condução autônoma e semiautônoma, ajudando a reduzir a ocorrência de acidentes e melhorando a eficiência do trânsito e podem utilizar calibração estática e dinâmica.

Principais Componentes do ADAS

  1. Sensores de Radar: Utilizados para medir a distância e a velocidade de objetos ao redor do veículo.
  2. Câmeras: Fornecem imagens visuais que são processadas para detectar e identificar objetos, faixas de rodagem, sinais de trânsito e pedestres.
  3. Lidar (Light Detection and Ranging): Utiliza laser para criar um mapa 3D do ambiente ao redor do veículo.
  4. Sensores Ultrassônicos: Comumente usados para auxílio em manobras de estacionamento.
  5. Unidade de Controle Eletrônico (ECU): Processa os dados recebidos dos sensores e executa as ações necessárias para ajudar o motorista.

Calibração de Sistemas ADAS

Para garantir o funcionamento preciso dos sistemas ADAS, é essencial que os sensores e câmeras sejam calibrados corretamente. Existem dois métodos principais de calibração: a estática e a dinâmica.

https://bit.ly/45C6CuZ

Calibração Estática

A calibração estática é realizada com o veículo estacionado em uma posição fixa. Este método utiliza alvos de calibração colocados em posições específicas ao redor do veículo. A posição e a orientação dos sensores e câmeras são ajustadas com base nesses alvos para garantir que os dados capturados sejam precisos. Para isso, é necessário um equipamento ADAS para realizar a calibração e um equipamento de diagnóstico com cobertura ADAS.

Passos para uma Calibração Estática

  1. Preparação do Veículo: O veículo é posicionado em uma superfície plana em um ambiente controlado, como uma oficina.
  2. Posicionamento dos Alvos de Calibração: Alvos com padrões específicos são colocados em locais predefinidos em torno do veículo.
  3. Ajuste dos Sensores: As câmeras e os sensores são ajustados manualmente ou por meio de software para alinhar com os alvos.
  4. Verificação: O sistema é testado para garantir que os sensores estejam calibrados corretamente.

Calibração Dinâmica

A calibração dinâmica é realizada com o veículo em movimento. Este método envolve dirigir o veículo em condições reais de estrada, permitindo que os sistemas ADAS se ajustem automaticamente com base nos dados do mundo real. É necessário um equipamento de diagnóstico com cobertura ADAS para realizar esta calibração.

Passos para uma Calibração Dinâmica

  1. Preparação do Veículo: O sistema ADAS é configurado para iniciar o processo de calibração dinâmica.
  2. Condução do Veículo: O veículo é conduzido em uma rota predefinida que inclui diversas condições de tráfego e estrada.
  3. Ajuste dos Sensores: Os sensores e câmeras devem estar ajustados corretamente para que a calibração seja concluída com sucesso.
  4. Condução e Verificação: Durante a viagem de calibração, devem ser seguidas todas as informações que o equipamento de diagnóstico solicita. Após a condução, o sistema é verificado para assegurar que os sensores estão calibrados corretamente.

Como Saber se o Veículo Requer Calibração Estática ou Dinâmica?

Desenho de carro azul  Descrição gerada automaticamente

Utilizando um equipamento de diagnóstico com cobertura ADAS, ao entrar no sistema (de câmera ou radar) e selecionar a opção de calibração, o equipamento de diagnóstico informará se a calibração é estática ou dinâmica.

Regras para Calibração?

Na área de ADAS, a regra é não haver regra fixa. Por exemplo:

  • O VW Nivus, em vários equipamentos, requer calibração estática. No equipamento oficial de diagnóstico VW ODIS, inicialmente, só havia a opção estática, mas após uma atualização, passou a ter as duas opções.
  • A Fiat Toro, em vários equipamentos, possui a função estática. No equipamento oficial FIAT WITEC, a calibração é dinâmica.
  • Na Volvo XC90, até certo ano, as calibrações eram somente dinâmicas e depois mudaram para apenas estática.

Por esses motivos, afirmo que no sistema ADAS a regra é não ter regra.

Confira a última coluna do especialista Alessandro de Souza.

Alessandro de Souza – “Kiko” Formado em Técnico Automotivo pela Universidade de Ávila na Espanha, proprietário da Tecnocar Mecânica Brusque. Atua a mais de 30 anos na área. É especialista em diagnósticos automotivos, carros elétricos e híbridos, Eletrônica de bordo, Injeção Eletrônica, membro da Liga de Reparadores Zen e membro do conselho da Associação dos Mecânicos Premium Brasil. Siga o Alessandro de Souza “Kiko” no Instagram | Fale com o Alessandro de Souza “Kiko”no WhatsApp

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