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Os riscos das viagens de férias para a suspensão do carro

Praia e campo são dois dos destinos preferidos para quem deseja pegar a estrada e viajar nas férias. Contudo, dirigir por estradas de terra, trilhas de lama ou à beira mar pode trazer alguns riscos para a manutenção dos componentes mecânicos nas viagens. Entre eles, estão os que fazem parte do sistema de suspensão, bem como freios, direção e pneus. A correta manutenção desses itens é fundamental para garantir uma viagem segura, como explica Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV Tenneco, grupo automotivo detentor das marcas Monroe e Monroe Axios.  

Independente do destino, toda viagem requer uma boa condição de manutenção do veículo. “Em viagens de férias é comum que os veículos trabalhem com maior peso, por conta do volume de bagagens e dos ocupantes. Nessa situação, a suspensão, bem como outros dispositivos, como freios e pneus trabalham sob condições mais severas, absorvendo os impactos e imperfeições vindos do solo. Caso algum deles apresente danos estruturais ou desgaste, poderá comprometer o funcionamento de todo o conjunto e afetar a dirigibilidade e a segurança durante a condução”, explica Caretta. O especialista acrescenta que, ao não realizar uma checagem prévia, o risco de falhas não sanadas se agravarem é grande, o que pode provocar um problema que poderia ter sido facilmente sanado antes.

Entre os principais vilões das peças automotivas e um dos grandes riscos em viagens está a maresia, que é a névoa produzida pela emissão de gotículas de água salgada. Quem pretende ficar por uma longa temporada perto da praia deve tomar alguns cuidados para proteger seu veículo. Caso alguma peça já esteja avariada, é possível que a maresia acelere os danos, se infiltrando através de trincas ou pontos de ferrugem pré-existentes em superfícies metálicas. Com o tempo, isso afetará negativamente a funcionalidade de partes móveis e irá contaminar áreas lubrificadas. Da mesma forma, a areia, comum em regiões próximas ao mar, também desempenha um papel danoso, em especial, aos amortecedores. Sua ação pode degradar peças de borracha, como coifas, afetando a eficiência de todo o conjunto. Para minimizar esse risco, o supervisor da DRiV recomenda que o veículo seja periodicamente lavado. Um jato d’água na caixa de roda irá retirar o sal e a areia, acumulados nas peças. O sol também pode provocar avarias, já que os pneus acabam dilatando por conta das altas temperaturas, comprometendo o contato das rodas com o solo e o funcionamento da suspensão.  Mantê-los calibrados regularmente evitará essa ocorrência e preservará a eficiência do conjunto.

Terra e lama também podem ser fontes de riscos para as viagens. Assim como a areia e o sal, têm potencial para provocarem contaminações, rachaduras e ressecamento de partes móveis, metálicas e borrachas. Além disso, em percursos por estradas de terra, a suspensão é muito exigida e precisa estar em perfeitas condições para oferecer um bom desempenho. Do mesmo modo, os pneus devem estar devidamente calibrados, para oferecerem a performance adequada e preservar a integridade dos amortecedores, buchas, bandejas, rodas e dos próprios pneus. Ao transitar por lombadas, buracos ou “costelas de vaca” deve-se manter o veículo alinhado e em baixa velocidade. Assim, o peso é distribuído de forma uniforme e sem solavancos, evitando quebras, além de proporcionar melhor estabilidade e a dirigibilidade em situações adversas.

“A melhor maneira de se evitar prejuízos ao viajar é sempre checar as condições do veículo, antes e depois de cada viagem”, alerta Caretta. “Itens como a caixa de direção, amortecedores e bandejas merecem atenção especial. Ao retornar, uma boa lavagem para retirar o acúmulo de terra, lama ou areia dos componentes de suspensão também é indicada”, conclui.  Dessa forma, tanto o carro como seus ocupantes estarão prontos para desfrutar de uma nova viagem nas próximas férias.

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