fbpx
iqa curso

 Certificação ESG reconhece o setor automotivo por suas práticas sustentáveis

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva desenvolveu uma nova certificação voltada a empresas do setor automotivo que adotam práticas ambientais sustentáveis, responsabilidade social e gestão ética. O certificado atesta o comprometimento dessas organizações com iniciativas em ESG, termo em inglês usado para se referir a ações corporativas focadas nas áreas ambiental, social e de governança.


A certificação ESG desenvolvida pelo IQA foi fundamentada nos padrões internacionais estabelecidos pelos principais organismos de normalização voltados para sustentabilidade, como a Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e a Global Reporting Initiative (GRI). Além disso, também usou como referência um estudo abrangente envolvendo 97 organizações do mercado, visando compreender suas necessidades e desafios em relação ao ESG.


Outro ponto de referência para elaboração da certificação foi a Prática Recomendada PR 2030 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma está sendo amplamente utilizada pelo IQA na disseminação da sustentabilidade no setor automotivo. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a instituição certificou a primeira turma com base na ABNT PR 2030, com aplicações práticas voltadas para o segmento.


Para conquistar o selo ESG, as empresas passam por um processo que envolve a avaliação de 45 requisitos distribuídos nos três pilares de sustentabilidade. No pilar ambiental, são considerados aspectos como o impacto da organização no meio ambiente, incluindo emissões de carbono, gestão de resíduos, eficiência energética e uso responsável de recursos naturais, entre outros.


No âmbito social, são analisadas práticas e políticas relacionadas ao bem-estar dos colaboradores, direitos humanos, diversidade e inclusão, segurança no trabalho e o envolvimento com as comunidades locais. Em governança, são avaliados a administração da empresa, a transparência nas operações, a ética nos negócios e a gestão de riscos.


Segundo o superintendente do IQA, Alexandre Xavier, as empresas que conquistam a certificação ESG podem desfrutar de vantagens significativas, não apenas em termos de reputação, mas também em seu desempenho financeiro.


“Iniciativas voltadas para esses pilares de sustentabilidade estão se tornando um fator atrativo para investidores, inclusive resultando em benefícios como taxas de juros mais baixas”, destaca.


Ainda de acordo com o executivo, o ESG tornou-se fundamental nas estratégias corporativas, uma vez que parceiros de negócios buscam colaborar com organizações alinhadas à sustentabilidade que atendam as expectativas do mercado.


“Os consumidores também estão cada vez mais conscientes e optando por marcas alinhadas aos valores sustentáveis. Nesse sentido, o selo ESG é um componente valioso para o sucesso e a competitividade das empresas automotivas”, reforça Xavier.


Como obter a certificação


A certificação é voluntária e tem validade de três anos. Após esse período, é necessário realizar uma nova avaliação para a renovação do certificado. O IQA, por meio do programa IQA DS (Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade), tem apoiado empresas de todos os portes dentro do ecossistema automotivo em toda a trilha de sustentabilidade.


Além do selo, o IQA DS também oferece às empresas uma plataforma on-line para gestão integral em Agenda ESG, diagnósticos preliminares, treinamentos de sensibilização, instruções sobre as normas e práticas relacionadas, e o desenvolvimento de projetos especiais relacionados ao setor. Para conhecer todas as iniciativas, acesse Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *