Volare, marca líder nacional na produção de micro-ônibus, participa da Lat.Bus 2024 e apresenta novidades em sua linha de veículos. São quatro novos produtos, como o Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e Attack 10, que começarão a ser comercializados no quarto trimestre deste ano, e o Attack 9 híbrido a etanol, com produção a partir de 2026.
“Em 26 anos de história, uma de nossas marcas sempre foi pensar à frente. Isso demonstra a estratégia de atuar focado na inovação, na sustentabilidade, descarbonização e mobilidade eficiente”, enfatiza Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado interno e Marketing da Volare. Segundo o executivo, o objetivo é consolidar a posição de liderança e vanguarda com produtos inéditos e que vão proporcionar benefícios significativos aos clientes, passageiros e a sociedade de forma geral.
Para a Lat.Bus 2024, a Volare concentrou os seus investimentos em soluções disruptivas e inéditas no mercado brasileiro. Assim nasceram os modelos híbrido e 100% elétrico, o novo Fly 12 – micro-ônibus de maior capacidade do mercado – e os econômicos e competitivos Attack 8 Robust e Attack 10, modelos desenvolvidos para atender segmentos com importante participação no mercado brasileiro, como o agronegócio e o transporte de estudantes e de fretamento empresarial.
“Esses mercados têm uma demanda crescente por veículos ainda mais robustos, econômicos e, ao mesmo tempo, com maior capacidade de transporte. Assim, desenvolvemos um Attack 8 Robust pequeno e ágil mas com a robustez de um verdadeiro Volare com capacidade para 17 passageiros, um Attack 10 que pode transportar até 39 pessoas, incluindo motorista e auxiliar e um Fly 12 que pode ser configurado nas versões Fretamento, com capacidade para 47 pessoas, e na versão Escolar, para até 64 poltronas, algo inédito para um micro-ônibus”, destaca.
Attack 9 Híbrido, o primeiro micro-ônibus elétrico a etanol
Uma das grandes novidades da Volare na Lat.Bus 2024 é a apresentação do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional, o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões, e com a WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.
O modelo tem elevado grau de nacionalização e reúne as vantagens e benefícios de um micro-ônibus convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. O powertrain do Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol oferece os benefícios de um veículo elétrico, sem a necessidade de recarga e infraestrutura de recarregadores. A tração nas rodas é gerada por um motor elétrico, com a vantagem de as baterias serem alimentadas por um gerador on-board movido por um motor a etanol, que funciona apenas cerca de 1/3 do tempo de operação e na faixa ideal de rotação com máxima eficiência.
A tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.
A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o Attack 9 pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.
Fly 12, um modelo para 45 passageiros
O Volare Fly 12 cria uma nova categoria de veículos e é considerado um verdadeiro “super micro”. Com comprimento total de 11.730mm, largura de 2.480mm e altura de 3.330mm, o modelo tem a capacidade de transportar até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com eficiência e dirigibilidade, com reduzidos custos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar.
Graças ao seu rodado de 22 polegadas, eixos dianteiro e traseiro com maior capacidade e motor de 213 cv, o Fly 12 proporciona a agilidade e fluidez de um micro, com a robustez de um modelo convencional.
“O Fly 12 impõe presença, respeito e se destaca entre os micro-ônibus. Sua robustez e vocação para o trabalho pesado são latentes”, comenta Portolan. De acordo com o executivo, pode ser utilizado para o transporte urbano pesado e até mesmo no fretamento empresarial, com maiores espaço, conforto e segurança.
O modelo ainda é equipado com poltronas Executiva, tomadas USB, poltrona auxiliar e poltrona pneumática para o motorista. Conta com tanque de combustível capacidade 150 litros, janelas laterais com vidros colados, sistema de ar-condicionado 100.000 BTU’s, defroster com refrigeração, sistema de acessibilidade DTA, rádio AM/FM, bagageiro, parede de separação total com porta dobradiça, porta de serviço pantográfica, porta-pacotes e estepe aberto na frente do rodado traseiro do lado direito.
Attack 8 Robust – Versão competitiva
Na concepção do Attack 8 Robust em uma configuração competitiva, a Volare quebra mais paradigma do mercado ao oferecer um modelo pequeno e versátil que representa menores custo de aquisição e operacional e que entrega robustez, agilidade e confiabilidade. Com apenas 6.535 mm de comprimento total e capacidade para 17 passageiros, é indicado para o transporte em aplicações severas, como as diferentes áreas industriais e rurais do norte e nordeste do Brasil, e das regiões agrícolas do Sudeste e centro-oeste.
A versão competitiva do Attack 8 Robust apresenta dimensões externas menores (6.535mm de comprimento, 2.230mm de largura e 3.150mm de altura), com poltronas Executiva, poltrona auxiliar e poltrona hidráulica para o motorista. Conta com tanque de combustível com capacidade de 80 litros, janelas laterais com vidros móveis, sistema de ar-condicionado CC165WCT de 65.000 BTU’s, defroster com refrigeração, sistema de acessibilidade DTA, porta de serviço pantográfica e estepe basculante traseiro.
Attack 10 – Escolar e Fretamento
O segmento do transporte escolar tem crescido fortemente nos últimos anos e, por isso, demanda por modelos específicos para diferentes aplicações. Para atender às necessidades de maior capacidade, com menores custo de aquisição e de operação, a Volare desenvolveu o Attack 10 Escolar. O modelo é indicado para o fretamento e transporte escolar e universitário, com capacidade para 37 na lotação e até 54 pessoas na versão escolar (além de motorista e auxiliar).
“No Attack 10 procuramos otimizar o investimento e a economia do operador, desenvolvendo um veículo com componentes de menor manutenção e custo de reposição, como rodado 17.5 polegadas no lugar do de 19, piso de alumínio extrudado, sistema de ar-condicionado convencional (sem ser dutado) e poltronas do modelo Executiva. O foco são as licitações, onde os municípios precisam de mais capacidade, com preço competitivo e manutenção facilitada”, enfatiza Portolan.
O Attack 10 tem 10.140mm de comprimento, 2.360mm de largura e 3.150mm de altura, com capacidade para 37 passageiros (sentados em poltronas Executiva), com tomadas USB, além de poltrona Auxiliar e poltrona motorista hidráulica. O veículo conta com tanque de combustível com capacidade 150 litros, janelas laterais com vidros móveis, sistema de ar-condicionado 85.000 BTU’s, defroster com refrigeração, sistema de acessibilidade DTA, rádio AM/FM, bagageiro, parede de separação total com porta dobradiça, porta de serviço pantográfica e estepe aberto no entre-eixos do lado direito.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.